Cintia Abravanel inaugura no próximo dia 03 de dezembro, a exposição “Nuances de uma Abrava”, no Piso 1 do shopping Frei Caneca, em São Paulo. Devido a pandemia, não será possível realizar um coquetel de lançamento, mas no dia 07 de dezembro, terça-feira, Cintia estará no espaço, pintando ao vivo para o público. As obras ficarão disponíveis para visitação até o dia 06 de fevereiro.
Na exposição sua realidade existencial se apresenta em traços, figuras geométricas, movimentos e cores puras. Cada tela traduz um sentimento, uma memória, um processo de busca e construção. Seu olhar estético lhe permite fazer com que sua arte transmita a verdadeira poesia existente em seus múltiplos “EUs”.
Os trabalhos que serão exibidos, ora preto e branco, ora com paleta colorida, instigam o olhar, prendem a atenção e transportam o observador a lugares e emoções distintas, fazendo-o pensar e sentir ao invés apenas de apreciar.
Em uma das séries, por exemplo, as obras são inspiradas nos desenhos feitos em post-its que Cintia fazia em reuniões diversas. Uma amiga guardou todo esse material que, segundo ela, era possível descobrir seu estado de espírito e o clima da reunião, por meio dos traços de cada desenho. “Muitos desses post-its me ajudavam a me concentrar na reunião, enquanto desenhava”, conta ela.
A mostra terá trabalhos feitos com canetas, tintas, quadros, aquarela, e uma instalação composta por ferro, luz e acrílico. “Todas as minhas peças são intuitivas e tem a ver com o meu emocional, com o momento que estou vivendo. Eu não paro e penso o que vou desenhar”, comenta Cintia.
“Quando estou desenhando e pintando é um momento de quietude. É uma sensação de paz, muito especial para mim, quando estou criando. É um aprendizado grande porque estou realizando algo que só depende de mim”.
Desde muito pequena, Cintia já tinha habilidade para se expressar através de desenhos e pinturas. Por conta dos outros caminhos que seguiu na arte, isso ficou adormecido. “Voltei a me conectar com os desenhos novamente, com o nascimento dos meus netos. Montei um ateliê em casa onde eles começaram a ter contato com a arte. Cada um tem sua caixa de tintas e um bloco de desenho e passamos horas a fio desenhando e pintando juntos”, conta.
Cintia Abravanel atuou como produtora teatral, o que a possibilitou ganhar inúmeras premiações, e foi diretora-presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, tendo, inclusive, criado o projeto Literatura no Teatro, que unia adaptação teatral, doação de livros, oficinas e material pedagógico para professores e alunos da rede pública e particular de ensino.
Cursou a Escola Pan-americana de Artes, por indicação de amigos do Centro Cultural, e após anos, guardando para si suas obras, Cintia decidiu mostrar ao mundo um outro aspecto de sua identidade criadora: a artista plástica.