Por incrível que pareça muita gente ainda tem resistência em usar o protetor solar na pele, então imagine a proteção no cabelo como é deixada de lado. O pior é que o Sol pode prejudicar não só os fios, mas também o couro cabeludo.
De acordo com a Dra. Luciana Passoni, médica referência em ciência capilar e CEO da Passoni Clinic, os raios solares penetram na fibra capilar e acabam destruindo as pontes de ligação entre as moléculas de queratina, principal proteína do fio, além de alterar o pigmento e a melanina, o que causa uma grande oxidação e sensibilidade aos fios, gerando ressecamento e diminuindo sua resistência e saúde. “Além disso, também há o risco de queimar o couro cabeludo, prejudicando a saúde da pele da região e ainda causando dor e desconforto”, conta Passoni.
É possível até mesmo causar queimaduras no couro cabeludo, por isso a médica recomenda que todos usem o protetor solar, mulheres e homens seja com pouco ou muito volume de cabelos. Porém se acontecer uma queimadura, é importante escolher produtos calmantes e hidratantes, estes vão beneficiar a pele e os fios a se recuperarem. “Opte também por banhos com água fria e também é possível aplicar água termal na região durante o dia para acalmar a pele”, completa Luciana.
No mercado existem produtos dedicados ao cabelo, mas não precisa ser de difícil acesso para ninguém, porque a Dra. Luciana ensina uma técnica usando o mesmo protetor solar do rosto no couro cabeludo. “Minha sugestão é optar pelas fórmulas mais leves e aquosas. Sempre indico aplicar um pouco do protetor solar nas pontas dos dedos para espalhá-lo diretamente no couro cabeludo, massageando de forma similar a aplicação do shampoo”, explica a médica. Além disso, a hidratação de comprimento e pontas também é fundamental para manter os fios saudáveis.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo instagram @dralupassoni.