AgendaCultura.

Mostra gratuita apresenta os novos talentos do teatro baiano

O Bando de Teatro Olodum apresenta ao público o resultado das Oficinas de Performances Negra 2024 com três espetáculos que revelam os novos talentos das artes cênicas da Bahia.

As mostras são gratuitas e acontecem nos três espaços que abrigaram as oficinas na edição deste ano: Centro Cultural Plataforma (dia 18/6), Espaço Cultural Alagados (dia 19/6) e o Nucleo Muncab, cuja apresentação será no Espaço Xisto – Barris (dia 20/6), sempre às 19h. Nos dias 29 e 30/6, também às 19h, acontece a Mostra Final, reunindo os três núcleos no palco do Espaço Xisto Bahia, nos Barris.

“O projeto Oficinas de Performance Negra é uma iniciativa do Bando de Teatro Olodum que acontece há mais de duas décadas, compartilhando essa experiência nas artes pelas periferias do Brasil e difundindo essa linguagem artística e política consolidada pelo grupo”, explica o ator e educador Fabio Santana, que está no grupo desde 2002, também atraído pelo trabalho de intercâmbio artístico realizado pelo Bando no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde já atuava em grupos de teatro.

“Com essas mostras, o público conhecerá muitos talentos que brotam nas comunidades negras desta cidade e que foram despertados nos encontros proporcionados pela Oficina, em uma rica troca entre novos e experientes artistas”, detalha Fábio.

As aulas das Oficinas de Performance Negra 2024 reuniram mais de 90 jovens de diferentes bairros de Salvador e Região Metropolitana e aconteceram entre março e junho, contemplando os conteúdos do teatro, da dança, da música, do audiovisual e da memória e identidade negra, sendo ministradas pelo próprio elenco do Bando de Teatro Olodum. Os oficineiros foram Arlete Dias, Cássia Valle, Cell Dantas, Daniel Vieira (Nine), Ednaldo Muniz, Fábio Santana, Gerimias Mendes, Jamile Alves, Jorge Washington, Leno Sacramento, Maise Xavier, Merry Batista, Naira da Hora e Rejane Maia.

As Mostras das Oficinas de Performance Negra integram o Projeto Cabaré da Rrrraça 25+25 que conta com o patrocínio da Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM.

Programação:

Dia 18/6, às 19h: Mostra Núcleo Plataforma (Centro Cultural Plataforma)
Dia 19/6, às 19h: Mostra Núcleo Alagados (Espaço Cultural Alagados)
Dia 20/6, às 19h: Mostra Núcleo MUNCAB (Espaço Xisto – Barris)
Dia 29 e 30/6, às 19h: Mostra Final (Espaço Xisto Bahia – Barris)

Gratuito

Veja também...

Fechar
Fechar