Moda se inspira na literatura

A moda explora um novo caminho, buscando inspiração nas páginas dos livros para criar coleções e experiências. Grandes marcas recorrem à literatura para transformar palavras em sensações visuais e emocionais. Essa união vai além da estética, revelando um desejo de conectar marcas e consumidores pela cultura e sensibilidade.

A Chanel é um exemplo dessa tendência. Em Paris, a grife lançou uma série de encontros literários em homenagem à enigmática Lou Andreas-Salomé, reforçando o legado intelectual de Gabrielle Chanel e valorizando autoras que marcaram época, ao mesmo tempo em que vozes femininas contemporâneas.

Já a italiana Miu Miu segue um caminho semelhante ao projeto Writing Life, que em 2025 tem como tema “A Educação de uma Mulher”, inspirado nas obras de Simone de Beauvoir e Fumiko Enchi. O evento evoca os tradicionais salões literários e coletivos artísticos europeus — espaços históricos de ideias ousadas e revoluções culturais. A Saint Laurent, por sua vez, ultrapassou os limites do figurativo e inaugurou um espaço cultural com curaria de livros raros, discotecas, fotografias e relíquias que expressam a alma artística da maison.

“O mercado de luxo é cada vez mais digital, mas ainda assim, acredito na importância da experiência física e do contato humano. As pessoas estão buscando experiências personalizadas e uma aproximação com as empresas. Essa conexão é muito importante. Para que as marcas possam crescer e se manter, é necessário proporcionar diferentes vivências”, relata Kimberly Reineck, da Boutique M., empresa que promove ações de marketing direcionadas ao setor de luxo.

No Brasil, essa sinergia entre moda e literatura também ganha força. Marcas nacionais compreenderam a literatura como um elo entre estilo, identidade e propósito. A estilista Cris Barros, por exemplo, já lançou coleções inspiradas em temas literários, como a linha “Mitologia”, baseada na Teoria de Gaia. Mas quem vem se destacando nesse cenário de forma pioneira é a NomadRoots, produtora de viagens com conhecimento e de alto padrão. Há uma década, a empresa mantém um Clube de Leitura vibrante, que une moda, cultura e viagens de maneira singular. Neste ano, com o lançamento de duas turmas no Shopping Pátio Batel em Curitiba, o Clube já promoveu encontros em locais icônicos da moda — como a loja da Burberry — e vem conquistando cada vez mais adeptos. “Poucas experiências criam conexões tão profundas quanto à literatura”, comenta Paola Gulin, idealizadora do projeto.

Com 5 turmas presenciais em Curitiba e uma Turma Virtual, somando mais de 200 participantes ativos, o clube realiza encontros mediados e percorre um amplo espectro literário: de clássicos a HQs, de poesias a biografias. O Clube funciona de forma estruturada: a cada ciclo, um livro, que se passa em um novo destino, é selecionado e dividido em, no mínimo, 3 encontros, afinal, contexto histórico, biografia do(a) autor(a) e aspectos literários são atrativos. um. Cada turma tem o seu mediador-guia de leitura e, para cada livro, há uma participação especial de convidados que enriquecem a jornada.

Já passaram por lá convidados como Almir Sater, Lúcia Helena Galvão, guias locais de diferentes lugares do mundo, e Maitê Proença e muitos outros que desenvolvem com arte, conhecimento e vivência. “Cerca de 25% dos nossos viajantes iniciam uma jornada conosco pelo meio do clube. A literatura é o ponto de partida para experiências transformadoras. É um aperitivo do que somos”, afirma Paola.

A experiência se estende para o ambiente digital, com uma plataforma da NomadRoots que oferece conteúdos exclusivos, gravação de encontros, playlists, dicas culturais e condições especiais para viagens temáticas. Um dos próximos roteiros será uma jornada entre Holanda e Indonésia, inspirada nos livros ‘O Amigo Perdido’ e ‘A Erva Amarga’, com partida marcada para junho”, destaca Paola.

Mercado

O marketing de luxo tem direcionado o seu olhar e planejamento para ações específicas que englobam serviços voltados para imagem da marca, atendimento personalizado e experiência do cliente. De acordo com o relatório da Euromonitor, uma das maiores referências globais em pesquisas de mercado, 33% dos consumidores de alta renda no Brasil preferem comprar de empresas com um propósito claro e uma identidade de marca sólida.

Para saber mais sobre o Clube de Leitura da NomadRoots, acesse nomadroots.com.br/clube-nomad ou os perfis no Instagram: @nomad.roots e @clube.nomad.

Leia também

Toquinho celebra 60 anos de carreira com show na Pupileira

Finalmente, o ícone da MPB Toquinho sobe ao palco da Pupileira, em Salvador, para celebrar seus 60 anos de carreira em um show imperdível....

Clube de Leitura homenageia Atahualpa Yupanqui

Nesta terça-feira, 8 de julho, o Instituto Cervantes realiza mais uma edição do seu tradicional Clube de Leitura, que desta vez presta homenagem ao...

Em destaque