Agenda

Maratona Tech tem inscrições prorrogadas até 4 de agosto

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, prorrogou o prazo de inscrições para sua segunda edição até 04 de agosto. A iniciativa, que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.

A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula, impactando professores e estudantes, desenvolvendo aprendizagem dos jovens e conectando-os a este mundo. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood.

Combate à exclusão digital

A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna.

O apoio a iniciativas como esta colocam o iFood mais próximo dos compromissos assumidos com a sociedade de, até 2025, formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, além de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e empreendedorismo.

Trilha para o sucesso

A participação na Maratona Tech é gratuita e agora as inscrições vão até o dia 04 de agosto. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: https://maratonatech.associacaocactus.com.br/.

Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.

“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.

Primeira edição

No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e 183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em tecnologia.

O professor Gerson Ribeiro Dos Santos, responsável pela orientação e preparação dos alunos da então Escola Antônio Carlos Magalhães, atualmente, Escola Municipal Maria das Graças Alves Costa, no município de Irecê, na Bahia, foi premiado na última edição da Maratona Tech, junto com os seus alunos. “Tivemos um desempenho excelente com três alunos conquistando medalhas de bronze na competição, motivando um nível notável de conhecimento e dedicação, representando nossa escola de forma exemplar. Além disso, tive a honra de ser contemplado com o 5º lugar dos professores mais dedicados à competição. Essas conquistas nos encheram de orgulho”, declarou o professor.

A responsabilidade do orientador foi de realizar os treinamentos, mentoria e oferecer todo o suporte técnico para garantir o melhor desempenho dos alunos na competição. As conquistas dos participantes reverberaram para toda a comunidade escolar. “A escola comprou mais 10 computadores e montou um laboratório de tecnologias. Estamos na expectativa para novas conquistas a partir da MTECH 2023, pois acreditamos que os nossos alunos entenderam a mensagem de que, quanto mais empenho e compromisso com as atividades, maiores serão as chances de compreender o pensamento computacional e as profissões do futuro tech”, concluiu.

Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.

Fechar