Inaugurando um novo espaço cultural no coração do Centro Histórico de Salvador, a Casa da Ponte abre oficialmente na próxima segunda-feira (13), a partir das 17h, para convidados. O casarão do século XVIII, que passou por um retrofit de quase dois anos, será a sede da Orquestra Afrosinfônica e do Núcleo Moderno de Música, idealizados pelo maestro Ubiratan Marques. O imóvel tombado pelo Iphan fica de frente para a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.
O casarão teve sua infraestrutura adaptada para abrigar estúdio, salas de ensaios e de aulas coletivas e individuais. O maestro Ubiratan Marques explica que a reforma manteve a arquitetura original, mas incluiu nova infraestrutura hidráulica e elétrica. Ele destaca o simbolismo da ocupação: “Esta casa não foi construída para pessoas como nós, mas por pessoas como nós, pelas mãos dos nossos ancestrais”.
A Casa da Ponte, que foi berço da Afrosinfônica e onde a orquestra ensaiou com Marisa Monte e BaianaSystem, também é o polo central do projeto Ponte Para a Comunidade. A iniciativa já formou oito Orquestras Afrobaianas e atendeu cerca de 1.500 alunos em Salvador. O projeto de formação deverá abrir inscrições para a segunda edição nos próximos dias.





