A cantora, compositora, historiadora e arte-educadora Juliana Ribeiro inicia o mês de novembro com uma programação intensa que reflete a força da música negra, a valorização da ancestralidade e o diálogo entre arte e pesquisa. Dedicado à Consciência Negra, o mês será marcado por shows, oficinas, encontros acadêmicos e culturais que celebram a cultura afro-diaspórica. A agenda começa nesta terça-feira (11), em Santo Amaro, com o Workshop “Vozes e Corporeidades” na UFRB, onde Juliana discutirá as trajetórias de Clementina de Jesus, Elza Soares e Liniker, levando parte de sua pesquisa de doutorado. “É preciso entender que o corpo fala e que ele tem um conhecimento próprio. Todo saber que passa pelo corpo é absorvido de forma profunda, permanecendo na memória”, afirma a artista. Ainda no mesmo dia, ela apresenta o artigo “O canto-corpo negro de Elza Soares” no Encontro Nacional de Estudos em Etnomusicologia (Enabet), na Escola de Música da UFBA.
A programação de shows segue intensa. No dia 13 de novembro, Juliana sobe ao palco com a Orquestra Feminina IGBADU no 3º Festival da Capoeira, na Biblioteca Central dos Barris. Já no dia 14, ela apresenta o espetáculo “Canto”, que homenageia o canto negro afro-diaspórico, na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, fechando o Enabet. “Esse show é uma ode, uma homenagem ao canto negro que nos contempla, emociona e reafirma pertencimentos. É sobre cantar juntos, numa só voz, a nossa ancestralidade”, explica Juliana sobre a performance que foi recentemente apresentada no Indie Jazz Festival, nos Estados Unidos.
A celebração da negritude em suas múltiplas expressões continua no dia 23 de novembro, em show no Culinária Musical de Afrochefe Jorge Washington, na Casa do Benin, que terá o cantor Dão como convidado. A agenda fecha no dia 28 de novembro com o Sarau Brilho Negro, na Casa da Mãe, que fará uma homenagem especial a Milton Nascimento, e no dia 30, com a participação na tradicional Caminhada do Samba, no Campo Grande, encerrando com ritmo e alegria um mês de intensa atividade artística e reflexiva.





