Em seu espaço na CASACOR Bahia 2024, a Cabana Aruan, a arquiteta Camila Maia homenageia o jornalista e fotógrafo baiano Alexandre Augusto, responsável pelas fotografias que compõem o ambiente. As peças fazem parte do seu livro Stone Women (Mulheres de Pedra), uma extensão da exposição Mulheres de Pedra, apresentada anteriormente em Salvador e São Paulo. As fotografias retratam a bravura, determinação e coragem das mulheres da Chapada Diamantina, que enfrentam o árduo trabalho de quebrar pedras.
Além do livro, Alexandre também é autor da obra “Moreira da Silva, o Último dos Malandros” – uma biografia do sambista carioca Moreira da Silva, escrita ainda na Faculdade e indicada ao Prêmio Jabuti. A obra mistura pesquisa, reportagem e narrativa, proporcionando uma visão multifacetada sobre um tema que é tanto cultural quanto social.
O trabalho do fotógrafo Alexandre Augusto fundamentou o projeto da arquiteta Camila, ao estabelecer uma conexão com o tema “De Presente, o Agora” da CASACOR deste ano. “Cada fotografia expressa a capacidade de transformar o momento presente em algo eterno, em uma obra de arte que ressoa com a força do empoderamento. Além disso, é uma celebração do presente como um espaço de poder, criação e transformação. É um lembrete de que, assim como as mulheres que moldam a pedra, todos nós temos o poder de esculpir o nosso agora”, destaca.
Além de homenagear Alexandre, a profissional também presta homenagem ao artesão indígena Werykanan, da etnia Pataxó, que contribuiu com a criação das luminárias, tapetes e objetos de arte presentes no espaço.
Camila Maia já participou de 5 edições da CASACOR Bahia, incluindo a de 2024. Em 2010, assinou o Banheiro Público Masculino, mas que ganhou o prêmio como Melhor Ambiente de Uso Público; em 2012, projetou a Loja de Objetos; em 2022, o Espaço Multifuncional para a CASACOR BAHIA Beneficente e, em 2023, foi responsável pela Bilheteria.