O escritor soteropolitano Itamar Vieira Jr, autor de “Torto Arado” (Todavia, 2019) e de “Salvar o Fogo” (2023), lançou na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, durante a Flipelô, o livro infantil “Chupim” (Baião,2024 ), o seu primeiro livro voltado para o público infantil. Itamar participou de um bate-papo com a escritora Paloma Amado no Espaço Infantil Mabel Velloso, na Praça das Artes, no Pelourinho, e contou ao público presente de como veio a inspiração para a obra.
A publicação, que possui pinturas de Manuela Dias, conta a história do menino Julin, uma criança preta que vive a realidade do campo, em um Brasil marcado pela desigualdade social. O livro retrata com maestria uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social. Nesta literatura infantil, Itamar Vieira Jr. transita de maneira singular entre a realidade, o sonho e árdua vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre esse universo.
Itamar Viera Jr. tem graduação e mestrado em geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorado na área de Estudos Étnicos e Africanos na mesma instituição, com a tese “Trabalhar é tá na luta: vida, morada e movimento entre o povo Iuna” (2017), uma pesquisa que retrata a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Também é funcionário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)- órgão federal voltado para a implantação da reforma agrária.
“Chupim”, que rememora o ambiente retratado no romance “Torto Arado”, conta uma história real de um Itamar Vieira Jr. atuando entre os trabalhadores rurais como servidor público no Incra. Com este livro, o autor deseja que as crianças do campo se sintam representadas pela obra..
“Eu escrevi Chupim para buscar a criança que está em nós e que nunca morre. Foi assim que eu cheguei a este livro. Chupim é um pássaro e o livro conta a história de Julin uma criança que vai ajudar os pais a trabalhar nos campos de arroz. Enquanto os pais colhem o arroz, cabe a ele expulsar os pássaros que são tidos como praga, os pássaros chupins, só que o menino, como qualquer criança, se enternece por essa criatura. E aí começa uma história muito bonita entre a criança e o pássaro. Um pássaro que faz a criança refletir sobre sua vida”, explica.
Para o escritor, um confesso admirador da Flipelô, a festa literária se consagra como um dos maiores eventos culturais do estado.
“É um evento que faz parte do calendário cultural de Salvador, da nossa Bahia e do Brasil. Já tem uma trajetória linda muito bonita nesses oito anos de existência. Eu acompanho a festa desde o começo. Eu considero um evento importantíssimo, pois celebra o livro, celebra o leitor, celebra o autor e, principalmente, celebra a Bahia. É um evento também voltado para a infância, para o estímulo à leitura, para fomentar e formar leitores para este país. E isso é fundamental”, diz ele, salientando que os pais e professores necessitam cuidar de crianças e adolescentes para não ficarem viciados em telas digitais, deixando de cultivar o hábito pela leitura.
O pássaro chupim (Molothrus bonariensis), inspiração para o livro de Itamar Vieira Jr., tem a coloração preto azulada, e também conhecido por azulego, maria-preta, chopim, godero, godelo, gaudério, cupido (Maranhão), papa-arroz-escuro (Paraíba), engana-tico, maria-vadia (nordeste do Goiás) e azulão-de-chiqueiro (Bahia e sul do Piauí). De acordo com o site Wiki Aves, veículo digital com conteúdo interativo e direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, esse pássaro tem cerca entre 17 e 21,5 centímetros de comprimento e pesa entre 44,9 e 63,7 gramas.
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, é uma das principais patrocinadoras da oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), um dos maiores eventos literários do País. Na edição 2024 o Instituto CCR, responsável pelos investimentos socioculturais do Grupo, apresenta a programação do espaço Mabel Velloso, que tem como principais destaques o lançamento do livro “Chupim”, estreia no universo literário infantil de Itamar Vieira Júnior, autor baiano do celebrado romance Torto Arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020, do Prêmio Oceanos de 2020 e do Prêmio Montluc Rèsistance et Liberté de 2024, e uma homenagem ao cartunista, chargista, pintor, jornalista e escritor Ziraldo, no dia 11.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR, SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.