O tradicional Arraiyê do Ilê acontece nesta sexta-feira (11), no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, com entrada gratuita. A partir das 19h, o evento, inspirado na riqueza da cultura nordestina e nas tradições afro-baianas, promete um festival de música, dança e ancestralidade.
A Band’Aiyê será a anfitriã da festa, apresentando muita percussão e os grandes sucessos do bloco afro mais antigo do Brasil. O evento contará com convidados especiais, incluindo o trio de forró Neto de Procópio, que trará o autêntico forró pé de serra com clássicos e composições autorais, e o grupo de samba junino Samba da Ladeira do Curuzu, que embalará o público com a vibração do samba duro, uma manifestação cultural afro-brasileira tradicional de Salvador. A celebração será marcada pela fusão de ritmos, garantindo uma noite para dançar e prolongar o clima de São João.
O Arraiyê do Ilê é um ato de celebração da identidade negra, da memória coletiva e da resistência cultural. Segundo Antônio Carlos Vovô, presidente do Ilê Aiyê, é uma “reverência da cultura nordestina e do São João, uma festa que mobiliza profundamente o povo baiano e fortalece seus vínculos históricos e culturais”. O evento é uma realização da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e do Ministério da Cultura, com produção da Caderno 2 Produções e ACTOS Comunicação, e apoio do ITS Brasil e do Governo do Estado da Bahia. O patrocínio é da Neoenergia e do Grupo Belov, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SERVIÇO
Arraiyê do Ilê 2025
Data: 11 de julho
Horário: 19h
Local: Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho
Entrada gratuita

