FLICA 2024 promove cultura popular com Mestre Bule-Bule e atividades lúdicas na Casa do Governo

A 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) já está a todo vapor nos preparativos para uma programação intensa espalhada em oito diferentes espaços da cidade de 17 a 20 de outubro. Entre eles, está a Casa do Governo, que funciona na sede da Fundação Hansen Bahia, e reúne um conjunto de ações de um total de 13 secretarias e vinculadas, incluindo atividades nas áreas da cultura, educação, cidadania e direitos humanos promovidas pelo Governo do Estado, no intuito de reafirmar o quanto as políticas de leitura são transformadoras de vidas e fazem parte do processo formativo.

Este ano, a Casa do Governo terá a honra de receber no sábado (19) a palestra cantada: “Um Punhado de Cultura Popular” do Mestre Bule-Bule, cantor, compositor, cordelista e repentista, com mais de cinco décadas dedicadas à arte popular e reconhecido como um dos maiores expoentes da cultura nordestina. A experiência vai proporcionar um espetáculo rico em tradição, com uma imersão nas diversas expressões da cultura popular que moldaram a vida e a trajetória do artista. Também vale destacar os projetos Mezanino Cultural e Janela Poética, promovidos pela Secretaria de Educação (SEC), pelos quais estudantes da rede estadual poderão expressar sua arte durante todos os dias de evento.

É no Palco “Palavras Encantadas” que a maioria das atividades artísticas acontecem. Uma das atrações recebidas no Mezanino Cultural é Jamile Burgos, musicista da Filarmônica Lyra Ceciliana e estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual de Cachoeira. Grande talento na flauta transversal, ela irá preencher o ambiente com sua melodia. “Acredito que conseguimos formar um quebra-cabeça bastante diversificado, contemplando ações literárias, música, rodas de conversa, oficinas e bem-estar”, comenta Flávia Motta, curadora da Casa do Governo.

“Tenho alegria e orgulho desse projeto, é meu segundo ano na curadoria e produção da Casa do Governo, em que secretarias do Governo do Estado mostram o trabalho realizado durante o ano. Nosso público é majoritariamente de estudantes de escolas públicas de 10 a 18 anos de idade, que sempre chegam animados e se divertem. Um detalhe especial é que eles não são apenas plateia, mas também protagonistas, com destaque para os espaços Mezanino Cultural, onde acontecem apresentações de música, e a Janela Poética, onde todos os dias irão declamar poesias e outras obras literárias”, realça Flávia.

Outra atividade que merece a visita é a oficina de Tranças Nagô realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), na qual jovens e adultos poderão aprender sobre técnicas de tranças nagô e cuidados com os cabelos, na quinta e sexta-feira (17 e 18). Vai ser uma oportunidade para fortalecer a identidade cultural, incentivar a autoestima e oferecer habilidades práticas que valorizem a beleza dos cabelos afros.

Além disso, a Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) vai levar um pedacinho do seu parque fabril, com a produção de um jornal diário da quinta ao sábado (17 a 19) com matérias curtinhas e fotos do que aconteceu na Casa do Governo para os visitantes. Tudo isso sem contar, por exemplo, os sorteios de brindes de diversas secretarias e as fitinhas do Bonfim distribuídas pela Secretaria de Turismo (SETUR) em seu stand.

Quinta-feira (17/10) – A abertura oficial da Casa do Governo fica por conta da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que levanta o astral do espaço com a Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, comandada pelo maestro Wanderley, e o Coro Sinfônico. Em seguida, Carolyne Amorim, secretária de Política para as Mulheres (SPM), vai ministrar uma aula de yoga voltada para mulheres e haverá ainda o lançamento do livro “Um homem chamado Dorgon”, do autor Jackson Preto, pela Fundação Pedro Calmon (FPC).

Uma rodada de oficinas promete movimentar o espaço com abordagens da cultura da infância, jogos teatrais e músicas populares oferecidos pelo Centro de Cultura Popular e Identitária (CCPI), e a prática de Heels Dance, ensinada pela professora Talita Lima da FUNCEB. Também marcam presença a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além das exposições fixas da Casa abertas para visitação.

Sexta-feira (18/10) – No segundo dia, tem início na Casa do Governo uma série de rodas de conversa que agregam temas como “Presença das Mulheres na Literatura”, “Economia Circular e Sustentabilidade”, “Repertório de Escritas para Diversidade”, “Juventude, Leitura e Processo Criativo” conduzida pela romancista Júlia Grilo e, para encerrar, “Gingando com a Produção Científica e Literária sobre a Capoeira”, acompanhada de uma roda de capoeira organizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Ao longo da sexta-feira, haverá o lançamento do livro “Os Povos Ciganos”, pelo CCPI, e do Selo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, pela FPC. Outra atração que não passará despercebida e fará a alegria da criançada é o Robozão, um robô móvel comandado por controle remoto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que volta a aparecer no sábado.

Sábado (19/10) – Temáticas muito relevantes serão tratadas no terceiro dia na Casa do Governo, como a contação de história juntamente com a distribuição do livro “Turma da Felipa: Juntos Podemos Vencer o Medo”, que vai dialogar de forma lúdica com o público infantil a respeito dos seus direitos. Os mascotes Ursinho Atento e a Lulu Alerta também vão contribuir com uma ação de conscientização sobre a exploração sexual e o trabalho infantil.

Na sequência, a Secretaria de Segurança Pública promove uma oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros da Bahia e saraus lítero-musicais vão enriquecer ainda mais a programação.

 

SERVIÇO

Casa do Governo – FLICA 2024

Onde: Fundação Hansen Bahia
Quando: 17, 18 e 19 de outubro
Informações:
Programação completa da FLICA: https://flica.com.br/
Instagram: @flicaoficial

Leia também

Caixa Cultural Salvador recebe Mostra Futuro Queer

A CAIXA Cultural Salvador será palco da 1ª edição da Mostra Futuro Queer, um evento gratuito que celebra a produção artística e intelectual da...

Espetáculo “Ânima” valoriza poder feminino

Após sucesso em outras cidades, o espetáculo “Ânima”, terceiro texto teatral da filósofa e escritora Lucia Helena Galvão, estreia em Salvador. A montagem será...

Em destaque