A Fundação Gregório de Mattos (FGM) abriu as inscrições para seleção de duas propostas, submetidas por Organizações da Sociedade Civil, para implementação e execução do Programa de Formação de Iniciação Artística e Criativa da Escola Criativa Boca de Brasa. Os projetos contemplados deverão realizar as atividades em seis Polos Criativos Boca de Brasa, cujas estruturas estão divididas em dois grupos.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e contará com investimento de R$ 1,950 milhão, sendo que cada polo deverá receber um montante de R$325 mil. As inscrições para o certame acontecem até dia 1º de outubro através do site da FGM (fgm.salvador.ba.gov.br), endereço eletrônico pelo qual é possível ter acesso ao edital completo.
As propostas deverão executar um programa composto por laboratórios de formação voltados à iniciação artística, cultural e criativa para pessoas que desejam desenvolver atividades no campo artístico-cultural ou criativo, e que tenham interesse em vivenciar experiências no campo cultural. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail bocadebrasa@salvador.ba.gov.br.
Um dos grupos que abrange polos criativos estão situados nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas, Pau da Lima e Cajazeiras, compreendendo os seguintes espaços Boca de Brasa: Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos e Espaço Cultural Boca de Brasa Centro, Espaço Cultural Boca de Brasa – Escola Municipal Cleriston Andrade e Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras.
Já o outro grupo é formado pelas Prefeituras-Bairro Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano e Valéria, compreendendo os seguintes espaços Boca de Brasa: Fábrica Cultural e Sesi Casa Branca, Espaço Cultural Boca de Brasa – Escola da Organização de Auxílio Fraterno e Espaço Cultural Boca de Brasa Valéria.
Os Polos Criativos Boca de Brasa desenvolvem, através das Escolas Criativas Boca de Brasa, uma metodologia própria de formação, onde os Espaços Boca de Brasa são os lugares de referência para realização de suas atividades. No entanto, as ações também poderão acontecer em outras instituições ou espaços do território/Prefeitura-Bairro.
Critério – Poderão participar deste edital as instituições constituídas como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, também denominadas Organizações da Sociedade Civil (OSC), interessadas e aptas a celebrar parceria com a Prefeitura de Salvador.
As organizações precisam ter a finalidade cultural declarada em estatuto social e devem ter, pelo menos, dois anos de atuação, além de serem sediadas no município de Salvador por, pelo menos, um ano.