Exposição sobre a obra da cartunista Laerte Coutinho chega ao MAC Bahia

A inédita exposição de artes visuais Trans Laerte, que apresenta a obra da cartunista Laerte Coutinho, entra em cartaz no próximo dia 13 de dezembro e segue até 23 de fevereiro de 2025, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC, em Salvador. São cartuns, tirinhas e charges, em histórias de páginas únicas ou mais extensas, produzidos ao longo de mais de cinco décadas de trabalho de uma das cartunistas e chargistas mais importantes do Brasil. A mostra acontece de terça a domingo, das 10h às 20h, e tem entrada gratuita, sendo que a sua inauguração oficial ocorrerá no dia 12 de dezembro, às 19h, também aberta ao público. O projeto foi contemplado pelo Edital Funarte das Artes 2023 – Artes Visuais Marcantonio Vilaça e conta com realização da Somos Comunicação e da Via Press Comunicação.

Na exposição, o humor gráfico e a qualidade narrativa da obra de Laerte são colocados em evidência por meio de três facetas principais da personalidade da artista: TRANSformadora, TRANSgressora e TRANSmidiática. Por seu caráter provocativo, atual e interativo, Trans Laerte tem o objetivo de propor aos visitantes uma reflexão sobre as principais pautas trabalhadas por Laerte durante a sua carreira. Uma imersão multissensorial na criatividade fascinante da cartunista e na forma original que ela utilizou para retratar o Brasil e o mundo. A mostra, que já passou por Brasília e Curitiba, oferece recortes de diversas fases da intensa produção de Laerte, desde a revista amadora Balão – da qual foi uma das fundadoras, no início da década de 1970 – até as suas histórias mais recentes.

Quem assina a curadoria é Nobu Chinen, pesquisador e cientista do universo das histórias em quadrinhos, além de escritor de livros e artigos sobre a trajetória desse gênero narrativo no Brasil. Chinen usa como eixo curatorial a construção de um diálogo entre a obra de Laerte e as questões políticas, econômicas e sociais que têm marcado os cenários nacional e internacional.

“É uma oportunidade rara de conhecer, rever e apreciar o talento dessa artista genial. De se inquietar com sua aguçada inteligência e sensibilidade e de se divertir com seu estilo de humor e ironia – aliás, nem sempre fina”, destaca o curador. Ainda na avaliação dele, que também é membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, “ninguém chegará à porta de saída da mesma maneira que entrou na exposição, pois algo da desafiadora e corajosa Laerte irá junto”.

 

A arquiteta Ana Kalil, responsável pelo projeto expográfico, teve o desafio de condensar cerca de 400 trabalhos da cartunista. Para ela, “pensar em uma exposição sobre Laerte foi inquietante. Como trazer esse espírito revolucionário e livre para uma exposição? Como fazer com que os personagens “pulem” das histórias? Tudo foi feito com muito cuidado e alguma ousadia”. Entre esses trabalhos selecionados estão também os que se valem de um teor mais filosófico na abordagem da existência humana, uma vez que, a partir de 2005, Laerte abandonou a fórmula de humor com personagens fixos e passou a usar seu espaço no jornal Folha de São Paulo com questões sobre política, poder e relações interpessoais de modo geral.

 

Serviço Exposição Trans Laerte:

Dias: 13 de dezembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025 [de terça a domingo]
Horários: das 10h às 20h
Data de abertura: 12 de dezembro de 2024, às 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC [Rua da Graça, 284, Graça]
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Instagram: @translaerte
Patrocínio: FUNARTE – Ministério da Cultura – Governo Federal
Realização: Somos Comunicação
Produção: Via Press Comunicação

Leia também

Trilha Sonora Para um Golpe de Estado estreia em 30 de janeiro

O premiado filme belga rilha Sonora Para um Golpe de Estado que concorre na categoria de melhor documentário no Oscar 2025, chegará aos cinemas...

Shows de Jau e Babado Novo marcam o primeiro final de semana do Festival do Parque em Salvador

Nem o tempo chuvoso atrapalhou o primeiro final de semana do Festival do Parque, neste sábado (11) e domingo (12), no Parque da Cidade....

Em destaque