Após atrair multidões em São Paulo e Belo Horizonte, a exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” chega a Salvador no dia 29 de março, aniversário da cidade. A mostra, que integra a programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ocupará o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no coração do Centro Histórico.
Com 68 artistas e cerca de 150 obras, a mostra traça um panorama da produção artística negra no Brasil, reunindo desde nomes históricos até expoentes contemporâneos. Em suas exibições anteriores no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, já recebeu mais de 300 mil visitantes, consolidando-se como uma das mostras mais assistidas do ano de 2024.
A curadoria é do pesquisador e curador Deri Andrade, responsável pelo Projeto Afro, plataforma que mapeia artistas negros no país. “A exposição propõe um olhar sobre a presença negra na história da arte brasileira e sua influência nas construções visuais do país. Salvador, com toda sua relevância histórica e cultural, era um destino essencial para essa itinerância. O MUNCAB, como espaço de referência, amplia ainda mais esse diálogo”, afirma Deri Andrade, curador da mostra.
A exposição será inaugurada no sábado, 29 de março e a programação inclui a performance “Do Que São Feitos os Muros” (2020-2025), do artista Davi Cavalcante, que constrói um muro com tijolos gravados com palavras, criando uma reflexão sobre a construção das relações humanas e seus impactos nos territórios.
Serviço
Exposição: “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”
Período da exposição: 29/03/2025 a 31/08/2025
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 16h30
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador
Entrada: os ingressos para visitar o MUNCAB se encontram disponíveis online ou na bilheteria do museu –
Valores: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
-
Clientes BB – direito a meia-entrada mediante a apresentação do RG e Cartão de Crédito ou Débito. Direito a 1 acompanhante.
-
Funcionários BB – acesso gratuito ao museu com apresentação do RG e comprovação profissional.