Evento discute desafios e avanços na cardiologia feminina em Salvador

A Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Bahia (SBC-BA) realizará, no dia 21 de março, o I Workshop: O Coração Feminino, com o objetivo de discutir os desafios e avanços na saúde cardiovascular da mulher. O evento, que acontecerá na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), abordará as especificidades da cardiologia feminina, a importância do diagnóstico precoce e as novas estratégias de prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte entre as mulheres no mundo.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes femininas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), resultando em 8,5 milhões de óbitos anuais. No Brasil, a situação é alarmante: cerca de 30% das mortes de mulheres acima dos 40 anos são atribuídas a problemas cardíacos, tornando essa a maior taxa da América Latina. Entre os fatores de risco estão doenças autoimunes, alterações hormonais, complicações da gravidez e o impacto da dupla jornada de trabalho sobre a saúde cardiovascular.

“Menos da metade das mulheres que sofrem um infarto recebe o tratamento adequado, o que impacta diretamente na sobrevida. A média de sobrevida após um infarto é de 8,2 anos para homens, mas cai para 5 anos entre as mulheres”, explica o cardiologista Luiz Eduardo Fonteles Ritt, diretor científico da SBC-BA.

Com uma programação abrangente, o workshop abordará temas como cardiopatia na gestante, prevenção cardiovascular, impacto da menopausa na saúde do coração e as particularidades da doença arterial coronariana na mulher. “Nosso objetivo é promover um debate qualificado e trazer para a prática clínica avanços e soluções para o diagnóstico e tratamento das cardiopatias femininas”, destaca a cardiologista Teresa Rogério, presidente do evento.

O encontro contará com a presença de renomados cardiologistas e especialistas em diversas áreas da medicina, promovendo discussões interdisciplinares fundamentais para aprimorar a abordagem clínica das doenças cardiovasculares em mulheres. “A cardiologia feminina precisa ser tratada com especificidade, levando em conta os fatores biológicos, hormonais e sociais que influenciam a saúde da mulher”, reforça o cardiologista Cláudio Marcelo Bittencourt das Virgens, presidente da SBC-BA.

A iniciativa faz parte das atividades da Confraria do Coração, grupo formado por cardiologistas baianas que, ao longo de 18 anos, tem se dedicado ao estudo e à conscientização sobre a saúde cardiovascular feminina. “Queremos mudar o olhar da medicina para o coração da mulher e garantir que mais vidas sejam salvas”, finaliza Teresa Rogério.


 

Serviço

O quê: I Workshop: O Coração Feminino

Data: 21 de março de 2025

Horário: 8h às 18h

Local: ABM – Rua Baependi, 162, Ondina, Salvador – BA

Inscrições: https://www.even3.com.br/workshopcoracaofeminino/

Leia também

Show na Praça Municipal é ponto alto da programação comemorativa dos 476 anos Salvador

Salvador se prepara para comemorar seus 476 anos, celebrado em 29 de março, em grande estilo. Um dos destaques da programação é o Festival...

‘Happiness Summit Brasil 2025’ recebe painel com baianos para discutir felicidade e bem-estar

Os jornalistas do TEDx Monique Melo e Caetano Tona dividem um painel no 'Happiness Summit Brasil 2025', que acontece em São Paulo entre 20...

Em destaque