Professores e 24 estudantes de escolas públicas de Salvador, Camaçari, Jacobina e Mata de São João embarcam nesta quarta-feira para Portugal em uma viagem de intercâmbio. Eles integram a 9ª edição do projeto Era Uma Vez… Brasil, que convida os jovens a revisitarem as heranças africanas e indígenas na formação da identidade nacional.
A edição de 2025 reúne 125 alunos de 15 cidades e quatro estados (Bahia, Pernambuco, Paraná e São Paulo), sendo realizada em duas etapas, nos dias 5 e 15 de novembro. A viagem de dez dias a Lisboa é a culminância de um processo pedagógico anual e não se restringe ao turismo. “Ele permite que os jovens percebam o quanto a história que aprenderam está viva, presente e ligada às suas próprias origens”, explica Marici Vila, diretora da Origem Produções.
O projeto reconta a história do Brasil, destacando narrativas não presentes em livros didáticos e exaltando o protagonismo dos povos africanos e indígenas. Em Portugal, o grupo visitará museus, comunidades e escolas. Lá, os estudantes brasileiros apresentarão 28 curtas-metragens e um livro de 100 histórias em quadrinhos produzidos por eles. O projeto, que já beneficiou mais de 22,6 mil adolescentes, é viabilizado pelo apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio de empresas como Grupo Moura e Jacobina Mineração Pan American Silver.





