O espetáculo “Vovô”, que já passou por Salvador, será apresentado no Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro em Lauro de Freitas. A iniciativa faz parte do projeto “Raízes que Povoam”, que busca levar a arte para dentro de espaços de candomblé. Com entrada gratuita, o evento terá acessibilidade em Libras para garantir a inclusão.
No mesmo dia, antes da apresentação, o fundador do Instituto de Arte e Cultura da Bahia (IAC-BA), Nell Araújo, ministrará um workshop de introdução à produção cultural para os membros do terreiro. A capacitação tem como objetivo fortalecer a cultura de terreiro, ensinando sobre elaboração de projetos, comunicação e gestão financeira.
Para o líder espiritual do terreiro, Babalorixá Igor de Odé, a apresentação do espetáculo é um ato político e educativo que ajuda a combater o racismo religioso e reforça a importância dos terreiros na preservação da cultura negra. Os terreiros, segundo ele, “são guardiões de saberes ancestrais, línguas, cantos, mitos, danças e práticas que resistiram ao apagamento imposto pela colonização”.
SERVIÇO
Projeto Raízes que Povoam: Espetáculo Vovô + Workshop Produção Cultural
LAURO DE FREITAS
Local: Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú
Endereço: Rua Capiarara, nº 1.850 – Areia Branca, Lauro de Freitas – BA, 42733-470
Data: 17 de agosto
Horário: Workshop: 14h às 16h | Espetáculo + Bate-papo: 18h às 19h10
Responsável: Bàbálòrìsá Igor de Odé
Instagram: @igormascarenhas1 | @ileaseopooyasoju

