Uma das mais populares peças de Ariano Suassuna, “O Santo e a Porca”, ganha nova montagem em Salvador, em mais uma produção do Centro Cultural Ensaio. O espetáculo traz à tona as peripécias do avarento Euricão Árabe, devoto fervoroso de Santo Antônio, que guarda uma misteriosa porca de madeira, onde esconde seu dinheiro. As sessões ocorrem, no Teatro Jorge Amado, aos domingos, nos dias 12 e 26 de Janeiro, às 19h, como parte do festival “Tríduo Ariano Suassuna”, que homenageia o autor paraibano.
Sob a direção de Augusto Barbosa, integrante do Centro Cultural Ensaio, a nova montagem promete oferecer ao público uma experiência envolvente e divertida, equilibrando a essência do texto original com uma encenação criativa e contemporânea. “Nossa proposta é destacar o olhar crítico e bem-humorado de Suassuna, mantendo viva sua herança cultural e realçando elementos da cultura nordestina que tanto inspiraram o mestre paraibano”, explica o diretor.
A peça de Ariano Suassuna, inspirada na clássica obra de Plauto, tem sua história costurada pela esperta Caroba, empregada doméstica que, com seus planos mirabolantes, irá ajudar a si mesma e as demais personagens da trama a realizar seus tão sonhados casamentos. Para isso, precisará driblar a sinistra figura de Eurico Arábe, seu patrão sovina e de costumes rígidos. Numa história repleta de confusões, disfarces e desejos, Ariano Suassuna subverte a tradicional figura do rico avarento, além de, mais uma vez, enaltecer a cultura sertaneja.O público baiano poderá conferir a trama repleta de comicidade, romance e religiosidade, conduzida pelas interpretações de Amanda Cambeses, Augusto Barbosa, Juliana Costa, Lucas Teixeira, Maria Franco, Tarciso Ivo e Thales Moreira, tecendo uma história de muito humor, intrigas e interesses amorosos, guiada sob o atento olhar de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O espetáculo utiliza cenários, figurinos e elementos sonoros inspirados no universo nordestino, sendo uma oportunidade única de revisitar uma obra que permanece atemporal e indispensável na história do teatro brasileiro.
Além de “O Santo e a Porca”, apresentam-se, nas demais datas, “Farsa da Boa Preguiça” e “Auto da Compadecida”. Os ingressos, custando R$40,00 (meia) e R$80,00 (inteira), podem ser comprados pelo aplicativo e plataforma Sympla, através do link clicando AQUI. Classificação: 12 Anos.