Após longos meses de gravações em Hollywood, e anunciar sua participação no filme “Skyfly” com estreia marcada para 18 de abril na Amazon Prime e Apple TV nos Estados Unidos e Google Play no Brasil, o ator Thiago Tambuque divulga a estreia do belíssimo espetáculo “Conexão” que acontece entre os dias 8 de março a 4 de abril no Teatro União Cultural, em São Paulo. Trata-se de uma experiência teatral que transcende os limites convencionais, mergulhando nas profundezas dos temas contemporâneos através das emoções e conflitos humanos. “Conexão” se destaca ao explorar uma fusão inovadora de diversas linguagens artísticas, como dança, arte circense e dramática, criando uma
narrativa rica e impactante.
“O filme ‘Skyfly’ é um trabalho anterior, mas que coincidiu de ser lançado no mesmo período. De diferentes maneiras, os dois projetos marcam uma fase muito importante da minha vida profissional – uma fase em que eu tenho feito coisas novas, desafiadoras e de grande relevância artística”, comenta Tambuque.
Ao levar as capacidades máximas do artista ao palco, “Conexão” , que traz direção de Abyara Santoro, oferece uma experiência sensorial única. O espetáculo utiliza o corpo como uma ferramenta cênica, explorando a força, os músculos e a expressividade para transmitir de maneira visceral as nuances das histórias apresentadas. Cada movimento, acrobacia e gesto dramático se convertem em uma linguagem própria, intensificando a conexão entre o público e o artista.
Após uma reunião frustrante de trabalho, Thiago Tambuque questionou se realmente estava no caminho certo da profissão, onde o famoso ditado popular “se a vida te der um limão, faça uma limonada”, fez todo o sentido – “Eu me senti péssimo por alguns dias após a tal reunião, mas logo algo mudou em mim e eu resolvi que precisava mostrar aos outros e, sobretudo, a mim mesmo o que eu era capaz de fazer. Assim surgiu o ‘Conexão’. De longuíssimas conversas com amigos próximos às quais eu só tenho a agradecer, uma massa amorfa de ideias começou a se transformar em algo factível, concreto e as artes cênicas e circenses se encontraram”, explicou o ator sobre a ideia do projeto.
“Ao longo do processo, percebi que a parte física era mais desafiadora do que eu mesmo havia imaginado no começo. Os ensaios eram exaustivos, dolorosos e, por vezes, tive pequenos acidentes. Mas em vez de me sentir derrotado, algo me dizia que sim, eu tinha forças para continuar. A partir disso, já não era mais uma questão de mostrar minhas habilidades como artista, mas de provar para mim mesmo que apesar da idade (eu já passei dos 40 anos), dos medos e de tantos outros fatores limitantes, eu poderia chegar lá”, pontuou.
O espetáculo orgulhosamente destaca a inclusão como parte integral de sua produção. A atriz convidada Analú Faria, uma artista talentosa com deficiência visual, ilustra a abordagem inovadora para celebrar a diversidade. Além disso, “Conexão” conta com membros da comunidade LGBTQIA+ e de diferentes origens em sua equipe, promovendo um ambiente verdadeiramente inclusivo e diverso.
Talvez, um dos motivos ao qual o espetáculo leve o título de “Conexão”, seja a participação de Analú Faria, onde através da confiança em seu parceiro de cena, faça com que a conectividade floresça e remeta a plateia a incríveis números circenses, onde o belo e a força se unem em um único movimento, mostrando que a arte circense resiste a milhares de anos, neste caso num espetáculo contemporâneo.
A ousada peça beira o limite da experiência teatral, desafiando convenções e levando a plateia a uma jornada emocional intensa. “Conexão” não é apenas um espetáculo, é uma imersão no desconhecido, onde o público é convidado a explorar a complexidade da condição humana. Prepare-se para uma experiência inesquecível, onde a arte se torna um veículo poderoso para a compreensão e reflexão sobre a interconexão de nossas vidas.
Thiago Tambuque explora essa dramaticidade em quatro atos, sendo o primeiro intitulado “A Cólera”, onde traz as ramificações da raiva e da frustração, este ato representa a intensidade das emoções humanas, sendo uma fonte dramática de conflito. O segundo “A Busca de Si” é uma jornada interna e reflexiva, onde o protagonista embarca em busca de propósito, identidade ou compreensão mais profunda de si mesmo, adicionando camadas emocionais à narrativa.
O terceiro ato explora “A Vaidade”, ao qual aborda a superficialidade das aparências e as consequências de um ego inflado, este ato traz ironia e crítica social, explorando o tema universal da vaidade de maneira envolvente. O quarto intitulado “O Amor” toca o cerne das relações humanas, este pilar aborda o amor em suas diversas formas, adicionando uma dimensão emocional profunda ao espetáculo. Já o último, que leva o nome da peça, representa a força física e mental, este pilar destaca a superação de desafios e a resistência em face da adversidade, promovendo uma mensagem poderosa de união e resiliência.
“A poucas semanas de nossa estreia, a impressão é de que muito ainda precisa ser feito e o frio na barriga só aumenta. Mas eu tenho plena confiança na nossa equipe e tenho certeza de que o público terá uma experiência inesquecível ao assistir ‘Conexão’. Este espetáculo foi feito com muito carinho e espero que alcancemos nosso objetivo de causar um momento de reflexão em cada um que nos assistir”, finaliza Thiago Tambuque.
SERVIÇO
Espetáculo “Conexão”
Onde: Teatro União Cultural
Endereço: Rua Mário Amaral, 209, Paraíso, São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Quando: 8 de março a 4 de abril de 2024
Horário: 20h30 (às quintas-feiras)
Quanto: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia)
Classificação etária: livre
Duração: 60 minutos
Informações: (11) 3885-2242 ou através do site