Propondo uma reflexão sobre a relação da sociedade com as águas, a exposição “Veias”, do fotógrafo Diego Sei, será aberta nesta quinta-feira (9). A mostra acontece na Galeria da Fundação Pierre Verger, no Centro Histórico de Salvador, a partir das 18h. A capital baiana é entrecortada por doze rios, embora muitos estejam desaparecendo da paisagem urbana.
A exposição integra a quarta edição do projeto 16 Ensaios Baianos, que busca valorizar a produção fotográfica local. São 29 imagens em preto e branco de rios de Salvador, Boipeba e do Recôncavo Baiano, em tamanhos que variam até 1m20. Segundo o curador Paulo Coqueiro, a exposição une estética e um convite à reflexão sobre a preservação das águas.
O nome “Veias” tem um significado especial, remetendo às veias do corpo e aos rios que cortam cidades e o interior, segundo o fotógrafo. Diego Sei ressalta que falar de rios é falar de história, memória e ancestralidade. Ele, em parceria com a arquiteta Camila Contreras, desenvolve desde 2017 o projeto COR-REGOS, que resgata a importância dos rios.
Serviço:
O que: Exposição VEIAS
Quando: Abertura dia 09 de outubro, a partir das 8h
Onde: Galeria da Fundação Pierre Verger (Portal da Misericórdia, nº 9, Loja 1, Centro
Histórico, Salvador – BA). Visitação: de segunda sábado, das 9h às 19h.






