Design repensa espaços e une ambientes

0
104
Gabriela Giannotti e Erla Visco

A integração de ambientes se consolida como uma resposta às mudanças no modo de viver, indo além da estética. Cozinhas que se abrem para a sala e espaços fluidos que acolhem encontros refletem um desejo crescente por conexões reais dentro de casa.

Cada vez mais, os lares são pensados como territórios afetivos. Receber amigos, preparar refeições e compartilhar momentos ocupam o mesmo espaço, física e emocionalmente. A separação entre funções dá lugar à união entre convívio e praticidade, promovendo experiências mais acolhedoras.

A arquiteta Gabriela Giannotti destaca que “a integração entre cozinha e estar transforma a casa em um espaço vivo, dinâmico e repleto de significados”. Erla Ribeiro Visco complementa: “O lar deixou de ser apenas abrigo. Ele se tornou palco das nossas relações, e a arquitetura acompanha essa mudança”. Na prática, a fusão entre o gourmet e o living aparece em projetos que priorizam continuidade visual, materiais naturais e iluminação acolhedora. Um exemplo é o Living Gourmet apresentado na CASACOR Bahia 2025, projeto de Erla e Gabriela.