Em setembro, a Lavagem de Madeleine celebra a cultura brasileira na França com seis dias de música, dança e espiritualidade. Entre 9 e 14 de setembro, Paris se transforma para a 24ª edição do evento, que terá apresentações de Olodum, Jau e Armandinho. Considerada a maior celebração afro-brasileira da Europa, a festa atrai milhares de pessoas de diversas nacionalidades, com o ponto alto no dia 14 de setembro. Na data, a partir das 10h, a multidão se concentra na Place de la République e a expectativa é superar o público de 60 mil pessoas de 2024. A celebração integra a programação oficial da Prefeitura de Paris para o Ano do Brasil na França.
O cortejo artístico segue da concentração até a Igreja de Madeleine, com a energia das batucadas e maracatus, a ginga da capoeira e a presença das baianas, vestidas de branco. O Babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro da Purificação, também participa da jornada. Juntos, eles conduzem a multidão em um desfile multicultural rumo à tradicional lavagem simbólica das escadarias da igreja. Após a cerimônia, a festa continua no restaurante Le Cirque, o “Mada Fête”, com shows e apresentações de dança.
A programação se estende por toda a semana com uma série de atividades. Na Universidade Nouvelle Sorbonne, haverá debates sobre cultura afro-transatlântica. O lançamento do livro “O Menino que Sonhava com Pão de Queijo”, de Antônio Cançado de Araujo, acontece na Librairie Française et Brésilienne. Uma noite tropical no Belushi’s Bar inclui gastronomia, a projeção dos filmes “La vie de Pelé” e “Madalena à Paris” de Liliane Mutti, além de shows de Juliann Tavares e Armandinho. Workshops de lambada e samba-reggae completam os eventos da semana. O criador do evento, Robertinho, destaca que a Lavagem “é um evento que inclui todos os povos, raças e religiões” e que “combate a discriminação e prega a paz”. A programação completa pode ser acessada em https://lavagedelamadeleine.com/pt-br/.





