Conectar Cultural valoriza cultura e identidade do Recôncavo na Bahia

O Conectar Cultural premia cinco projetos que valorizam a tradição e a cultura do Recôncavo Baiano em um evento no próximo sábado, 13 de setembro. Cada um dos projetos selecionados receberá R$ 100 mil para fortalecer a preservação de saberes e práticas culturais da região. A cerimônia, que acontece no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, busca marcar um novo capítulo na valorização e no reconhecimento do patrimônio cultural da Bahia.

A cerimônia será uma celebração aos mestres, coletivos e grupos que mantêm viva a memória e a expressão cultural do Recôncavo. Com 105 inscrições, a iniciativa reforça a continuidade da preservação das manifestações culturais e reafirma a região como um berço da identidade afro-brasileira. A premiação contará com a presença de representantes do Instituto Neoenergia e Neoenergia Coelba, além de parceiros institucionais.

Além do dinheiro, os projetos selecionados terão acompanhamento em sua execução e seus saberes serão registrados em uma publicação física e digital, trilíngue. O catálogo, com conteúdo multimídia e QR codes, se tornará uma referência acadêmica. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto Neoenergia e o Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com patrocínio da Neoenergia. A iniciativa é considerada um modelo inovador de valorização das culturas imateriais brasileiras.

Leia também

Banda Katulê promete animar Salvador com dois shows de samba

A banda Katulê promete levar muita música e animação para o público soteropolitano, com uma programação que mistura festa e o melhor do samba....

Revista Yacht Mais celebra 25 anos com evento e feijoada no Tivoli

A Revista Yacht Mais celebra seus 25 anos com o lançamento da edição 122 neste sábado (15), a partir das 13h, no Tivoli Ecoresort...

Em destaque