O Conectar Cultural premia cinco projetos que valorizam a tradição e a cultura do Recôncavo Baiano em um evento no próximo sábado, 13 de setembro. Cada um dos projetos selecionados receberá R$ 100 mil para fortalecer a preservação de saberes e práticas culturais da região. A cerimônia, que acontece no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, busca marcar um novo capítulo na valorização e no reconhecimento do patrimônio cultural da Bahia.
A cerimônia será uma celebração aos mestres, coletivos e grupos que mantêm viva a memória e a expressão cultural do Recôncavo. Com 105 inscrições, a iniciativa reforça a continuidade da preservação das manifestações culturais e reafirma a região como um berço da identidade afro-brasileira. A premiação contará com a presença de representantes do Instituto Neoenergia e Neoenergia Coelba, além de parceiros institucionais.
Além do dinheiro, os projetos selecionados terão acompanhamento em sua execução e seus saberes serão registrados em uma publicação física e digital, trilíngue. O catálogo, com conteúdo multimídia e QR codes, se tornará uma referência acadêmica. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto Neoenergia e o Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com patrocínio da Neoenergia. A iniciativa é considerada um modelo inovador de valorização das culturas imateriais brasileiras.





