A 50ª edição do Banana Bowl terminou neste domingo em Criciúma (SC). Pela primeira vez, um atleta asiático foi campeão da principal categoria da competição, que é a mais tradicional da América Latina no tênis infantojuvenil. O chinês Hanwen Li superou o brasileiro Natan Rodrigues na final da categoria 18 anos. Na decisão entre as mulheres, a campeã foi Elvina Kalieva, dos Estados Unidos, que enfrentou a espanhola Leyre Romero Gormaz pelo título.
Nas duplas da categoria 18 anos, o paulista Gustavo Heide foi campeão ao lado do italiano Luciano Darderi. Neste sábado, eles venceram a final do americano Dali Blanch e do venezuelano Lorenzo Claverie por 6/2 e 6/3. No feminino, a decisão foi sul-americana. A parceria entre a argentina Ana Geller e a uruguaia Guillermina Grant superou a dupla da equatoriana Mell Gonzalez e a argentina Solana Sierra por duplo 6/4.
Brasileiras se destacam nas categorias 14 e 16 anos
O tênis feminino brasileiro se destacou na disputa das categorias 16 e 14 anos do Banana Bowl. Na competição valendo pontos para o ranking da Cosat, duas atletas da casa foram campeãs nas quadras do Novo Rio Country Clube, no Rio de Janeiro: Amanda de Oliveira e Olívia Carneiro, respectivamente. As finais foram realizadas no sábado.