Centenário de Batatinha recebe celebração itinerante na Bahia

0
67
Dody Só - Divulgação

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) celebra os “100 Anos de Samba e Poesia” de Batatinha, um dos maiores poetas do samba brasileiro, com uma série de shows e palestras itinerantes em agosto de 2025. O projeto, que resgata a frase “Só não deixei de sambar” do artista, busca difundir seu legado e valorizar a cultura afro-brasileira. A iniciativa reafirma a importância de Batatinha para a identidade e a resistência musical baiana.

O espetáculo “Batatinha – 100 Anos de Samba e Poesia” foi idealizado, dirigido e será interpretado por Dody Só, ator, cantor, compositor e diretor. Serão cinco apresentações gratuitas, começando em 1º de agosto, nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Santo Amaro e Cachoeira. Mais do que um show, o projeto propõe ser um “ritual de memória, pertencimento e resistência”, transformando o palco em um altar para a música e a cultura.

Antes de cada show, o público terá a oportunidade de ouvir uma palestra ministrada por Artur da Penha, filho de Batatinha, que compartilhará memórias afetivas, histórias e curiosidades sobre a vida e a obra de seu pai. A escolha de Dody Só para conduzir o espetáculo reflete sua conexão visceral com a cultura afro-baiana e sua habilidade em exaltar mestres da memória, propondo uma “linguagem cênico-musical ousada, delicada e profundamente comunicativa” para emocionar todas as gerações.