Casa de Oxumarê celebra 189 anos com festa do Orixá

0
198
Babá Pecê | acervo

A Casa de Oxumarê, na Federação, celebra 189 anos com uma grande festa em homenagem a Oxumarê, divindade do arco-íris e patrono do terreiro. A celebração, considerada a maior festividade de candomblé do Brasil, acontecerá na madrugada do dia 16 de agosto e deve reunir milhares de pessoas, inclusive de outros países.

A celebração, que acontece tradicionalmente no terceiro sábado de agosto, recebe anualmente autoridades religiosas e representantes de casas de axé de diferentes continentes. A programação, que se mantém a mesma há quase dois séculos, tem início às 4h da manhã com rituais internos, seguidos pelo hasteamento de bandeiras e café da manhã comunitário.

O ápice da festa acontece no período noturno, com a cerimônia pública a partir das 20h. O Babalorixá Babá Pecê, líder espiritual do espaço, reforça que a porta da casa “está sempre aberta para quem vem com respeito e curiosidade genuína” e que a festividade é uma forma de renovar o compromisso com os ancestrais e fortalecer os laços da comunidade. O evento é gratuito e aberto ao público.