Em uma Sessão Solene realizada no domingo de Carnaval (2), Camila Canário de Sá Teixeira tomou posse como defensora pública geral do Estado da Bahia. A transmissão do cargo ocorreu na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), localizada no bairro do Canela, em Salvador, onde a instituição mantém seu plantão durante o período carnavalesco.
A nova defensora-geral foi escolhida após integrar a lista tríplice e ser nomeada pelo governador do estado em 11 de fevereiro. Camila Canário assume oficialmente o comando da DPE/BA para o biênio 2025-2027.
Após a abertura da sessão solene, a leitura do termo de posse foi feita pela defensora pública Carmela Alencar, oficializando a assunção do cargo. Em seu primeiro discurso como defensora-geral, Camila Canário destacou que a sua gestão será marcada por transparência, inovação, eficiência e diálogo – caminho o qual considerou fundamental para conquistar objetivos e apostar nas causas institucionais mais importantes.
“Contem comigo para ouvir, discernir e construir. Seremos três mulheres à frente da instituição – três mães a dar luz a novos tempos. Carregamos em nossos corações a força das que vieram antes de nós e, nos olhos, o brilho da esperança pelo que ainda virá. Somos todas aquelas que acreditam que o amanhã pode nascer melhor que o hoje”, afirmou Camila.
“Aos colegas, servidores(as) e colaboradores(as) que me apoiaram até o derradeiro momento, a vocês só posso dizer ‘muito obrigada’. Finalizo esses dois anos de gestão com um sentimento imenso de gratidão. A missão da Defensoria é linda, e é por ela que continuarei trabalhando dia após dia”, agradeceu a defensora pública Firmiane Venâncio, que fez a transmissão do cargo de defensora-geral durante a solenidade.
A cerimônia oficial de posse está marcada para o dia 20 de março, às 17h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia.