Beleza Plural: o crescimento da diversidade na indústria de cosméticos

A indústria de cosméticos está passando por uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionada pela demanda crescente por diversidade e inclusão. A Base de Dados de Novos Produtos Globais da Mintel (GNPD), de 2024, evidencia o aumento do interesse por produtos cosméticos específicos para peles e cabelos de pessoas pretas e pardas e o crescimento do consumo de produtos que atendam às necessidades diversas e plurais. O estudo revela que 72% dos consumidores de pele preta se sentem mais confortáveis abraçando seus cabelos naturais do que há um ano e 77% dos entrevistados que possuem cabelos crespos concordam que se sentem responsáveis por representar sua cultura/herança por meio de sua aparência.

A diversidade na indústria de cosméticos não é apenas uma questão de representatividade, mas também de atender às necessidades específicas. A pele rica em melanina possui características únicas, como uma predisposição à oleosidade e hiperpigmentação. Da mesma forma, os cabelos texturizados têm uma estrutura distinta que requer cuidados especiais para garantir sua beleza e saúde.

Durante muito tempo, essas necessidades foram negligenciadas pela indústria de beleza, resultando em uma falta de produtos adequados. Essa realidade está mudando ano a ano. Houve um aumento de 58% nos lançamentos de 2022 a 2023, de produtos para cabelos ‘étnicos’ abordando necessidades de cuidados com o couro cabeludo, de acordo com o GNPD, 2024.

Este crescimento é alimentado tanto pelo surgimento de novas marcas focadas no consumidor de pele preta, quanto pela expansão das linhas de produtos das empresas já estabelecidas. As empresas de cosméticos estão cada vez mais conscientes da importância de atender às necessidades específicas, investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos com esse foco. Isso sem entrar na questão da importância da representatividade nas campanhas publicitárias e embalagens de cosméticos que, ao apresentar modelos de diferentes etnias e cores de pele, enviam uma mensagem poderosa de inclusão e diversidade.

Essa é uma fatia de consumo que movimentou 1,7 trilhões de reais em 2023, segundo o relatório “Rotinas E Hábitos De Beleza Do Consumidor Negro” deste ano, realizado no Brasil. Ele revela inclusive que ainda há uma lacuna a ser preenchida, já que 27% dos consumidores pretos afirmam ser difícil encontrar produtos/marcas desenvolvidos exclusivamente para peles mais escuras. Sendo que, segundo censo de IBGE em 2022, cerca de 56% da população brasileira é negra, entre pardos (45,3%) e pretos (10,6%).

Como principal fornecedor de ingredientes na indústria de Cuidados Pessoais, a BASF assume um papel ativo e trabalha lado a lado com parceiros e clientes em toda a cadeia de valor para criar soluções que atendam os anseios dos consumidores por produtos de cuidados pessoais seguros e ecologicamente conscientes que melhorem seu bem-estar, destaquem a autenticidade e cuidem do planeta ao mesmo tempo.

Como 81% dos consumidores de pele preta concordam que o cabelo saudável é o melhor acessório de beleza, segundo Kantar Profiles/ Mintel, 2022, para os cabelos, posso destacar como solução o Rambuvital®, extrato natural de sementes de rambutan, que revitaliza o cabelo da raiz às pontas. Foi realizado um estudo recente com 50 voluntários, de ambos os sexos, divididos em 2 grupos: um que se queixava do couro cabeludo seco, com coceira ou irritado e outro grupo com de cabelos crespos, 4a-4c, que usam de penteados protetivos como tranças, twist-outs, Bantu knots, cornrows ou uso de perucas. Metade utilizou um Sérum Hidro Refrescante para Couro Cabeludo com 0,1% de Rambuvital e metade um produto placebo.

O sérum com o ativo apresentou uma performance positiva, com maioria significativa – 89% dos consumidores, afirmaram que o produto “Mantém o cabelo com cheiro fresco”. O resultado também foi positivo na raiz, deixando o couro cabeludo menos irritado, fresco e hidratado dentro de 2 semanas e com benefícios duradouros até 4 semanas. Este é um produto importante, porque promove hidratação e conforto do couro cabeludo, preserva a qualidade do cabelo para que os consumidores possam usar penteados com mais conforto e saúde. Além disso, é um produto upcycling – que reaproveita um resíduo que seria descartado, é adequado para conceitos veganos, sem conservantes, de origem natural e tem certificação Cosmos para produtos naturais.

Como complemento das soluções para cabelo, e seguindo essa linha de produto composto por ingredientes de origem natural, o perolizante para a formulação de shampoos e produtos enxaguáveis, Euperlan® NL Pearl também é uma solução para desenvolvimentos que abraçam a diversidade. É prontamente biodegradável e livre de sulfato, uma necessidade em muitos dos produtos específicos para cabelos texturizados.

Já, para atender a demanda relacionada à hiperpigmentação e oleosidade, há uma combinação de extratos de plantas e outros ingredientes para a melhora da uniformidade dos diferentes tipos de pele, o Melaneven®. Foram realizados dois estudos com voluntárias brasileiras para avaliar o efeito uniformizador para manchas causadas por idade e acne em pele rica em melanina: com o tratamento houve redução de 47% na superfície da mancha e melhora de 55% a homogeneidade em relação à pele antes do tratamento. O bioativo também pode ser usado em conceitos veganos e é livre de conservantes.

Entendemos que a diversidade na indústria de cosméticos é mais do que uma tendência, é uma exigência do mercado de beleza por inclusão, plenitude e representatividade e que está em constante ascensão. As empresas que se dedicarem a oferecer produtos de qualidade, com respeito à diversidade e pluralidade, estarão melhor posicionadas para atender a esse público ávido por produtos que celebrem sua beleza. O futuro da beleza é diverso, inclusivo e, acima de tudo, representativo.

*Por Isadora Gabriela Alves Teixeira

* Isadora Gabriela Alves Teixeira é engenheira química com MBA em Marketing, e analista de marketing de Cuidados Pessoais da BASF

 

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