Baile da Independência celebra libertação do povo brasileiro com música e dança de salão

No dia 3 de julho, a partir das 18h, a Independência do Brasil na Bahia será celebrada com muita música e dança de salão, em pleno Campo Grande. É o que garante o “Baile da Independência”, que terá a frente a Orquestra Fred Dantas, regida pelo maestro Fred Dantas. Como convidado especial o sambista, patrimônio da Bahia, Guiga de Ogum.

Mas no Baile da Independência, junto ao Monumento aos Heróis do 2 de Julho, próximo aos carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, a ordem não é só ouvir boa música mas também dançar, então o repertório foi pensado para embalar o publico do começo ao fim. Tem músicas que foram sucesso nas vozes de Louis Armstrong, Billy Holiday e Frank Sinatra, os melhores boleros de todos os tempos e, para finalizar, hits da Axé Music que ganharam arranjos exclusivos para orquestra popular feitos pelo maestro Fred Dantas. A ideia é não deixar ninguém nem com o coração, nem com as pernas paradas do começo ao fim da apresentação. Os casais ligados à Dança de Salão já confirmaram presença e novamente farão parte do show.

A Orquestra que toca o baile – A Orquestra Fred Dantas é um patrimônio cultural da Bahia, que se faz presente em vários eventos calendarizados da vida cultural da cidade. No caso do Baile da Independência, a Orquestra foi convocada pela Câmara Municipal de Salvador para recriar o clima de quermesse em um evento semelhante que passou a ocorrer no século XIX como parte social ligada à Independência.

Concretizado a ação, o baile foi incorporado pela Fundação Gregório de Mattos como evento calendarizado que sucede ao Encontro de Filarmônicas e precede a famosa Volta da Cabocla. ”É muito bonito ver a dança de salão sendo praticada ao ar livre num clima de ocupação cidadã do espaço público num clima de paz, e isso já é aguardado naturalmente pelo público” afirma o maestro Fred Dantas.

A Orquestra todos os anos convida um artista relacionado à cultura da Bahia para uma homenagem especial, com arranjos exclusivos, tendo sido assim com Riachão, Miriam Theresa, Claudete Macedo, Irma Ferreira e, Muniz do Garcia. Este ano o homenageado é o compositor Guiga de Ogum, morador da Ladeira da Preguiça, onde criou um ponto de samba de projeção nacional, sendo conhecido mais fora da Bahia que em sua própria terra. Durante o baile a Orquestra cria um clima de dança espontânea com base principalmente na moderna música afro-baiana e outros ritmos dançantes do mundo.

O Baile da Independência é uma realização da Prefeitura Municipal do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Produção da Sole Produções.

Leia também

Ilê Aiyê comemora seus 50 anos de existência com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê transformou vidas, coloriu histórias, embelezou mulheres, uniu desesperanças, incomodou preconceitos e fez o preto sorrir na avenida para revolucionar o Carnaval,...

OSBA inicia ocupação no Cine Teatro Solar Boa Vista com duas apresentações neste final de semana

Novo local de ensaios da OSBA, o Cine Teatro Solar Boa Vista também receberá concertos e outras atividades da Orquestra. As primeiras apresentações neste...

Em destaque