O Campeonato Baiano de Va’a 2025 consagrou campeões no último fim de semana na praia de Inema, em Salvador. A etapa final do torneio, que contou com 220 atletas e um público estimado em mil pessoas, foi a primeira competição oficial chancelada pela Federação de Canoagem Polinésia/Va’a da Bahia (FEVAABA) no local.
O destaque masculino foi Claudio Brito, que conquistou, pela sétima vez, o título da categoria principal V1R/OC1. Ele celebrou o “sétimo título na raça” e ressaltou a importância do evento para a canoagem, que “cresce cada vez mais em nosso estado”. A atleta Vanessa Castro, campeã no feminino master, também celebrou sua vitória e destacou os resultados expressivos da Bahia no cenário internacional.
Fernanda Siqueira foi campeã na categoria V1R open, e destacou que o Campeonato Baiano é uma escola para os atletas, pois ensina sobre “resiliência, persistência, acreditar e lutar pelos sonhos”. O presidente da FEVAABA, Zeba Vilas Boas, e o organizador da etapa, Manoel Lima, também reforçaram a importância da competição para a canoagem baiana, ressaltando o crescimento e o fortalecimento do esporte.
As quatro etapas do Campeonato Baiano de Va’a 2025 passaram por Morro de São Paulo, Ilhéus, Itaparica e Salvador. A competição teve organização da M1 Eventos Esportivos e patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da SUDESB.





