Ana Cecília Ferreira lança livro sobre pertencimento

0
81
Escritora Ana Cecília Ferreira_Ft.Itta Araújo

Em um grito de liberdade, a escritora baiana Ana Cecília Ferreira lança seu terceiro livro, “Preta”, neste sábado (23) no Cine Teatro de Lauro de Freitas. A obra, que aborda o pertencimento e a identidade a partir da transição capilar e de outras “transições de vida”, será apresentada a partir das 18h em um evento com participações de outros artistas.

O livro convida o leitor a uma jornada de autoconhecimento e resgate da própria originalidade. Além de revisitar sua história pessoal, Ana entrevistou diversas mulheres para coletar histórias sobre seus processos de transição capilar e novas escolhas de vida. Ela foi convidada para integrar o conselho editorial da editora BFK Books, responsável pelo lançamento.

A autora destaca que o livro busca preencher “o grande vazio” que sentia. Em suas palavras, esse vazio era “a saudade que eu sentia de mim, saudades das originalidades que carrego na minha cabeça e que não me deixam fugir de mim, que me aproximam das minhas ancestrais”. Escrito em formato de poesias e prosas poéticas, o livro também discute questões de raça, intolerância religiosa, feminismo, amor e pluralidades.

A obra dialoga com os dois lançamentos anteriores de Ana. “Parida pela Liberdade” fala sobre o bullying que ela sofreu na infância por ser filha de uma Yalorixá, e “Nossa Pele” é uma coletânea de prosas poéticas e textos curtos sobre sua vida. Psicóloga de formação, Ana Cecília Ferreira também atua com mulheres em vulnerabilidade social e dirige o projeto social “Do Avesso à Palavra” em Salvador, que incentiva a escrita de mulheres.