Coluna

Alice Braga é o primeiro nome entre os homenageados do 51º Festival de Cinema de Gramado

A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia a brasileira Alice Braga como o primeiro nome dentre os homenageados da edição. Com sólida carreira no cinema brasileiro e estadunidense, Braga já participou de mais de trinta produções, atuando ao lado de nomes como Anthony Hopkins, Margot Robbie e Matt Damon.

O laço de Alice Braga com o mundo das artes vem de berço. Filha de pai jornalista e mãe atriz, acompanhava a rotina de gravações de sua mãe, Ana, e tia, Sônia, ao lado da irmã, a produtora Rita Moraes. Teve sua estreia nas telas ainda adolescente, em 1998 com o curta Trampolim.

Em 2002 atuou no longa Cidade de Deus, que lhe rendeu indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Sua estreia em filmes estrangeiros se deu em 2006, ao lado de Brendan Fraser, Mos Def e Catalina Sandino Moreno, em Journey To The End Of The Night. Atuou em filmes como Eu Sou a Lenda, O Ritual, Novos Mutantes e Esquadrão Suicida. Entre 2016 e 2021, protagonizou a série Queen of the South, baseada no romance La Reina Del Sur, exibido originalmente pelo canal USA Network. Em 2020, deu voz à personagem Jerry, na animação Soul, da Pixar. Protagonizou, ao lado de Gabriel Leone, em 2022, o longa Eduardo e Mônica, inspirado na canção composta por Renato Russo, e dirigido por René Sampaio.

Por sua atuação neste, recebeu o Prêmio APCA de Cinema. Ao longo da carreira, coleciona vitórias em alguns dos mais prestigiados festivais de cinema do Brasil e do mundo, incluindo Verona Love Screens Film Festival, Festival do Rio, Miami International Film Festival, Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Punta del Este e Cine PE. A atriz está presente no 76º Festival de Cannes, onde integra, ao lado de Ben Affleck, o elenco do longa Hypnotic, do diretor Robert Rodriguez, exibido fora de competição.

A homenagem será entregue durante o 51º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto. Durante a programação do evento, Alice participará do rito de confecção do troféu, esculpido em cristal, que será entregue ao homenageado da próxima edição. A solenidade, única no mundo, coloca os agraciados em contato com a composição da honraria.

Para referência: O Troféu Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil e Natalia Oreiro foram outros nomes homenageados.

Fechar