Evento de moda Afro Fashion Day (AFD) anuncia novidades para sua 11ª edição, confirmando o retorno ao Largo do Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Considerado o maior encontro de moda negra do Brasil, o desfile acontece no dia 1º de novembro, abrindo oficialmente as celebrações do movimento Salvador Capital Afro. O retorno ao espaço histórico celebra a beleza, a diversidade e o empoderamento.
A organização do AFD realizou seletivas com mais de 600 modelos, entre agenciados e não agenciados, que evidenciaram a pluralidade do projeto. A seletiva de agenciados, no Shopping Barra, reuniu 317 modelos, incluindo gordos e cadeirantes, reafirmando o compromisso do evento com a inclusão. A etapa de não agenciados, que mobilizou mais de 300 pessoas, selecionou 12 novos nomes que desfilarão no AFD 2025.
Criado em 2015 pelo jornal CORREIO, o Afro Fashion Day tem o propósito de democratizar o acesso ao mundo da moda e ampliar a visibilidade de profissionais negros. Ao longo de sua trajetória, o projeto reuniu mais de 100 mil participantes e 500 modelos. Com o tema “Beleza”, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre a estética afro-brasileira e o poder da autoexpressão, consolidando a moda negra no centro das grandes narrativas culturais do país.
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Avon, Bracell e Neoenergia Coelba. O evento conta ainda com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Sebrae e o apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons e parceria com a Melissa.





