Ações de combate à violência de gênero marcam Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador 2025 reforça o compromisso com o respeito e a proteção das mulheres, com diversas ações de conscientização e assistência nos principais circuitos da folia e nos bairros da cidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa, operacionalizada pela Gato Dourado Produções e patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), visa combater a violência de gênero e promover a igualdade durante a festa. As ações, que abrangem os circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), além do Carnaval dos bairros, acontecem desde o primeiro dia de folia.

Entre as ações estão: sensibilização nos bairros, que acontece no Campo Grande, Periperi, Cajazeiras e Nordeste de Amaralina, com distribuição de material impresso que sensibiliza foliões e folionas a brincarem o carnaval com respeito; Tenda “Oxe me Respeite!”, funcionando em Ondina, próximo às Gordinhas, e no Paço Municipal, no Pelourinho, com um trabalho de prevenção e enfrentamento à violência de gênero durante o carnaval, sendo uma ação integrada com outros órgãos do poder público (Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Defensoria Pública) e com a Ronda Maria da Penha; Tendas Cuidar de Quem Cuida, localizadas no Pelourinho e no Campo Grande (anexo ao Palácio da Aclamação), que promovem o cuidado das trabalhadoras da folia, especialmente catadoras, cordeiras e profissionais ambulantes. Os espaços oferecem acolhimento e cuidado, com oferta de alimentação, higienização básica, descanso e relaxamento.

Ainda entre as ações, a Campanha “Laço Branco” está em blocos majoritariamente masculinos distribuindo pulseiras brancas com o dizer “Feminicídio Zero” como símbolo do compromisso de não praticar nem tolerar a violência baseada em gênero. A campanha faz parte de um movimento global, criado em 1991, que visa engajar no enfrentamento à violência contra as mulheres. Entre os blocos que recebem a iniciativa estão Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Os Toalhas, Muquiranas, Olodum e Mudança do Garcia.

Leia também

Futuro do consumo e do trabalho é tema de encontro do Grupo de Mídia Bahia

O Grupo de Mídia Bahia (GMBA) retoma suas atividades com uma programação repleta de novidades para 2025. O primeiro evento do ano acontece na...

Expoente da música contemporânea da Bahia, Nêssa lança audiovisual por Ubaque Conteúdo Musical

Cantora, compositora, ilustradora e com quase 4 milhões de execuções em seus lançamentos populares só no Spotify, Nêssa lançou um audiovisual gravado durante o...

Em destaque