Cultura

Natura Musical apresenta: Lançamento do show das Ganhadeiras de Itapuã na TV e no YouTube

As celebrações das Ganhadeiras de Itapuã em 2020 não param. Depois da marcante vitória como samba-enredo da Unidos do Viradouro, agora é a vez do lançamento do DVD Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada (Natura Musical), no dia 11 de abril, às 18h30, na TVE e a partir do dia 12 de abril, no Youtube. O grande público poderá conferir a íntegra do show gravado em julho de 2019, no Palco Principal do Teatro Castro Alves. O DVD celebra a trajetória de um dos mais importantes grupos musicais de cultura popular do Brasil, cujo conteúdo será disponível em versão física e On Demand. A direção audiovisual e artística é da Movida Conteúdo e a produção da Maré Produções Culturais.

O DVD traz participações especiais com artistas como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê de Balê, o Sambista Seu Regi de Itapuã e a Unidos do Viradouro. Com direção musical e arranjos de Amadeu Alves, o repertório reúne canções autorais das próprias integrantes do grupo, quanto de compositores do bairro de Itapuã, além de uma passagem por canções de Dorival Caymmi, prestando uma homenagem ao lendário bairro de Salvador. O show registro teve direção artística e audiovisual de Dayse Porto, além da direção de movimento de Nara Couto, cenografia de Renata Mota e iluminação de Irma Vidal.

As obras escolhidas tanto remontam as histórias das Ganhadeiras de Itapuã, cuja função social atravessou os séculos e marca a importância do trabalho das mulheres negras na dinâmica social da cidade, quanto também evocam a paisagem única do bairro.

Além de celebrar a história das mulheres negras, o registro audiovisual do show das Ganhadeiras de Itapuã envolveu o encontro de diferentes linguagens artísticas, evocando a atmosfera de Itapuã, sua paisagem suas cores, a memória do lugar.  Um dos mais cantados bairros de Salvador é palco para história das mulheres negras, suas lutas, o matriarcado, seu trabalho e o lugar do canto, como um espaço de criação e reinvenção das crônicas do dia a dia através da música.

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda da Bahia. “Coletivos como as Ganhadeiras de Itapuã ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “De uma forma geral, os coletivos promovem impacto cultural, social e econômico que multiplica o alcance de um patrocínio. A gente investe no coletivo e toda uma rede de pessoas conectada a ele também são impactadas de forma positiva”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar