Acarajé com Champagne

Indicação de baiano ao TST provoca onda de apoio na Bahia

A indicação do nome do atual subprocurador-geral do Trabalho, o baiano Manoel Jorge e Silva Neto, a uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST), desencadeou uma onda de apoio das diversas associações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência na Bahia. Há mais de 30 anos o procurador desenvolve um forte trabalho em prol destas entidades, como Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (Apada), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae Salvador) e Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef).

Segundo a presidente da Apada, Marizanda Dantas, esta união das entidades acontece em função da importância da atuação do procurador para o movimento das pessoas com deficiência. “Ele é um gigante na defesa dos interesses deste público tão excluído, carente de iniciativas e políticas governamentais. Ele está mudando este cenário”, disse ela.  Manoel Jorge e Silva Neto é responsável pelas primeiras ações civis públicas para reserva de postos de trabalho de pessoas com deficiência auditiva, intelectual, física e sensorial no país.

A partir daí a inclusão de pessoas com deficiência nas unidades empresariais se converteu em meta institucional do Ministério Público do Trabalho. O procurador ainda celebrou milhares de termos de ajustamento de conduta em prol da acessibilidade das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e realizou acordos em processos judiciais, destinando recursos a entidades idôneas vinculadas à causa PCD para o fim de qualificação e melhoria de logística da atividade-fim.

De acordo com o presidente da Apae Salvador, Derval Evangelista, a indicação do nome do procurador à uma vaga no TST enche as pessoas de esperança. “Acreditamos que, inegavelmente, ganharão o Tribunal Superior do Trabalho e as pessoas com deficiência de todo o Brasil, de modo particular, e a sociedade, de forma geral, visto que Manoel Jorge e Silva Neto se somará aos eminentes ministros daquela corte no esforço comum dirigido à construção de uma sociedade inclusiva e solidária”, destacou ele. “Vamos nos mobilizar para que o presidente da República e sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, olhem para nossa causa. A primeira-dama atua em favor das pessoas com deficiência e a hora é importante demais para todos nós”, disse Evangelista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar