Agenda

Ilê Aiyê discute “Artes e Estéticas” sob prisma afrofuturista

Tem estreia hoje, 20h, no canal do Ilê Aiyê no YouTube, o evento “Curuzu Affrofuturista”. A programação de hoje é a mesa de conversa “O Poder da Música”, com os artistas Larissa Luz e Japa System e mediação do músico e professor Mário Pam. Já amanhã, o tema do encontro é “Artes e Estéticas”, tendo como convidados a escritora Diane Lima e o roteirista de audiovisual Marcelo Lima, com mediação do produtor de conteúdo e podcaster Edgar Igor.

Os dois momentos giram em torno da reflexão sobre a existência negra nas artes, na política, nos mais diferentes espaços a partir do encontro entre tradição, tecnologia, ciência e inovação. Como pano de fundo dos debates está o Afrofuturismo como movimento estético, cultural e social, que se afirma a partir de perspectivas negras, mirando num futuro onde pessoas negras existem e são diretamente responsáveis pelo mundo em que vivem

“o Ilê Aiyê deseja fortalecer esse conceito, abordando temas como racismo, liberdade de expressão, empoderamento e projeção de futuro, problematizando questões históricas, econômicas e sociais dos negros”, comenta Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade.

Hoje, logo mais às 20h, na mesa “O Poder da Música”, as abordagens serão em torno da música como instrumento fundamental para colocar a experiência negra como central nas narrativas construídas pela arte. A ideia é especular sobre o futuro e o passado, aplicando na produção musical a junção de elementos tecnológicos e futuristas perpassados de ancestralidade e cultura negra.

Já amanhã, na mesa de conversa “Artes e Estéticas”, as vivências dos participantes irão embasar uma discussão será sobre a importância de contar novas histórias que não invisibilizem o negro nas artes e no seu dialogo na luta pela representação em qualquer forma de futuro.

Ainda neste mês de abril, nos dias 15 e 16, o bloco Ilê Aiyê realiza, no mesmo formato de mesas de conversa, o evento “Curuzu do Mundo”, com o tema Turismo Étnico Cultural. Os participantes irão se dedicar a discutir o assunto a partir das experiências e potencialidades do bloco e da sua comunidade. Os temas das duas mesas são “Experiência Turísticas Afro Culturais” e “O Turismo que fortalece a Identidade Negra”.

“Curuzu Afrofuturista” é uma realização do Ilê Aiyê e da Caderno 2 Produções, com patrocínio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa.

 

SERVIÇO:

CURUZU AFROFUTURISTA

 

Mesa 1 – O Poder da Música

Dia: 08/04 (quinta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Larissa Luz e Japa System

Mediador: Mario Pam

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

Mesa 2 – Artes e Estéticas

Dia: 9/4 (sexta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Diane Lima e Marcelo Lima

Mediador: Edgar Igor

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar