Cultura

Hugo Battaglion retrata jovens com síndrome de down como grandes ídolos da humanidade

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, levanta no mundo todo questionamentos sobre preconceito, inclusão e respeito à diversidade. Em Ribeirão Preto, o fotógrafo ribeirão-pretano Hugo Battaglion escolheu seis modelos com Síndrome para retratá-los como alguns dos maiores ídolos reconhecidos no mundo todo pela inteligência e criatividade. O resultado foi “São Seus Olhos”, um ensaio sensível e que emocionou os próprios modelos e suas famílias.

Os participantes têm entre 7 e 21 anos e encarnaram os personagens Freddie Mercury, Princesa Diana, Rita Lee, Frida Khalo, Einstein e o jogador Sócrates. Segundo o fotógrafo, todos eles fizeram questão de representar seus respectivos papeis durante a sessão de fotos, realizada no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. “O nome do projeto se refere à ideia de que o portador da síndrome de Down pode ser bonito ou feio, inteligente ou não, mas o que faz chegar a essa conclusão é a forma como você os enxerga, ou seja, são seus olhos”.

Para Hugo, que está preparando uma exposição das fotografias, o objetivo é mostrar que a Síndrome de Down não define uma pessoa e que, com respeito e políticas públicas adequadas, é possível que eles lutem por seus sonhos e cheguem tão longe quanto os personagens que representaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar