Agenda

Grupo Tapa estreia festival aos domingos com série de espetáculos online

Grupo Tapa está em dose dupla no Teatro Aliança Francesa. Além da temporada presencial De Todas As Maneiras Que Há De Amar, de Edward Albee de 29 de outubro a 5 de dezembro, o grupo estreia um novo festival online: Sempre Aos DomingosDe 7 de novembro até 19 de dezembro, sempre aos domingos, às 19h, haverá a transmissão de espetáculos de uma série de dramaturgos como Luigi Pirandello, August Strindberg, Anton Tchekhov e Arthur Schnitzler. As montagens têm direção de Eduardo Tolentino de Araujo.

Em 7 de novembroCecé, de Luigi Pirandello André Garolli no papel título, além da presença de Antoniela Canto, e como novidade tem a entrada de Norival Rizzo no elenco. Cecé, apelido de César Gazolli, é o protagonista do ato único escrito em 1913 e estreado em 1915. Com um brilho e leveza incomum, ilumina uma situação de ambiguidade e imoralidade. No seio do teatro de corrupção política, se move, Cecé, lobista que transita num mundo de favores, privilégios e clima clientelista. Suas trapalhadas envolvem o conselheiro de uma empreiteira e uma garota de programa.

O sonho americano desfeito em um país que divide os cidadãos entre vencedores e perdedores sem que haja uma segunda chance para os deserdados, é o fio condutor de Vidas à Margem no dia 14 de novembro. Essa é uma criação inspirada em temas recorrentes na dramaturgia americana do século 20. Na trama, um homem e uma mulher, interpretados por Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, enfrentam uma difícil relação por estarem à margem do sistema.

Com A Mais Forte, clássico de August Strindberg ,o grupo volta a se encontrar com o autor sueco no dia 21 de novembro com Clara Carvalho e Sandra Corveloni no elenco. A história se passa na tarde que antecede o Natal, em uma casa de chá, uma senhora ao ver em outra mesa, sua rival na carreira artística e suposta amante do seu marido, vomita cobras e lagartos.

O Urso, Anton Tchekhov, traz Brian Penido RossCamila Czerkes e Dalton Vigh em 28 de novembro. Uma comédia curta que traz uma jovem viúva recolhida em sua propriedade. Durante o luto, ela recebe a inesperada e intempestiva visita de um proprietário de terras vizinho que veio cobrar dívidas contraídas pelo falecido marido. A tensão entre os dois, intermediada por um velho criado, adquire alta voltagem na medida que as máscaras caem. Em 5 de dezembro, o festival apresenta O Pedido de Casamento, outra peça do dramaturgo russo. Uma DR que prenuncia a futura vida conjugal. Não importa o objeto do desentendimento, mas a disputa de quem tem razão. Em cena, está o trio Brian Penido RossDaniel Volpi e Natália Moço.

O festival finaliza com duas peças do austríaco Arthur Schnitzler que fazem parte de uma série de sete peças curtas (O ciclo Anatol), escritas entre 1882 e 1892, que trata sobre as aventuras e desventuras de um namorador incansável. A primeira é Despedida de Solteiro em 12 de dezembro, onde o protagonista se vê em apuros no dia do seu casamento quando uma conquista da véspera acorda no seu quarto e se recusa a ir embora. O elenco é formado por Adriano Bedin, Antoniela Canto, Ariel Cannal e Bruno Barchesi.

A segunda é a estreia de A Aventura de Uma Vida, em 19 de dezembro. A trama traz Anatol em mais uma de suas enrascadas, quando duas mulheres, fruto de suas conquistas, resolvem aparecer em sua casa no mesmo dia. Em cenas, estão Adriano Bedin, Bruno Barchesi, Camila Czerkes e Lilianna Bernartt. “É sempre bom poder se aprofundar na obra de Schnitzler, pois foi um autor que já abordava as relações líquidas e as paixões fugazes em sua época. Era psiquiatra , era admirado por Freud. Mesmo em uma peça cômica, trazia um lado amargo ao mesmo tempo”, conta o diretor.

Tolentino ressaltou o legado da experiência digital para o Tapa. “Desenvolvemos um repertório nessa nova linguagem e não pretendemos abandonar. Ela utiliza elementos do cinema, da TV e do teatro, trabalhamos com planos sequências e pensamos no olhar do expectador ao invés da ideia do palco italiano. Aprendemos muito e ainda estamos investigando para se apropriar das novas ferramentas”.

A transmissão será pela plataforma ZOOM e os espetáculos foram gravado no Teatro Aliança Francesa. Os ingressos têm preços populares de R$ 20 e o público pode contribuir com outros valores para a campanha SOS TAPA. A venda é feito Sympla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar