Agenda

Goethe-Institut Salvador-Bahia inaugura programação especial de 60 anos com ciclo de debates em parceria com a UFBA

O ano de 2022 traz consigo o marco de celebração dos 60 anos do Goethe-Institut Salvador-Bahia. O pontapé de uma programação especial, que se estenderá até o mês de setembro, será o “Atemporalidades – Ciclo de Debates” em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O primeiro encontro será no dia 29 de junho, às 19h, no Teatro do Goethe-Institut, localizado no Corredor da Vitória, com trocas a partir do tema “Cultura e cidade – Quo Vadis Salvador? (Para onde vais, Salvador?)”.

Mediado por Alejandra Muñoz, arquiteta, curadora e professora da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), o papo contará com as participações do encenador e gestor cultural Márcio Meirelles, o designer gráfico e arquiteto Igor Queiroz, além de Francisco Senna, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e historiador.

 Serão seis momentos de debates sobre assuntos que aparecem recorrentemente nos eventos realizados no Goethe-Institut Salvador-Bahia ao longo destes últimos 60 anos, e que seguem como reflexões importantes nos tempos contemporâneos. As trocas passearão por temas como cultura, desenvolvimento urbano, inovação, diversidade, artes, literatura e relações internacionais.

REFLEXÃO DE FUTURO – O Teatro do Goethe-Institut receberá várias vozes da cena local, contando com suas perspectivas para leituras mais diversas sobre a capital baiana. Assim, a programação do “Atemporalidades” olha para o passado e presente de Salvador no intuito de empreender uma compreensão sobre seus possíveis futuros.

Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, celebra a presença de um instituto cultural e linguístico no Nordeste do Brasil há tanto tempo. “Estamos felizes por, após os dois últimos anos pandêmicos, podermos abrir novamente o instituto para eventos emocionantes neste contexto de aniversário, celebrando com nossos amigos”, completa.

        João Carlos Salles, reitor da UFBA, compartilha com o Goethe-Institut Salvador-Bahia a celebração de seus 60 anos neste 2022. Além disso, o doutor em filosofia frequenta a instituição desde os 15 anos, vindo da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, no ano de 1977, e viu-se exposto à circulação de ideias, pessoas e corpos possibilitada pelo Goethe-Institut.

“Naquele momento em que a Universidade estava mais recolhida e censurada, por conta da ditadura, o Goethe-Institut cumpria, um pouco, o papel de uma Universidade. As pontes estabelecidas entre a universidade, a sociedade e o Goethe-Institut Salvador-Bahia criavam manifestações disruptivas pela possibilidade de construírem um tecido novo”, completa o reitor.

“ATEMPORALIDADES – CICLO DE DEBATES”

Quando: 29 de junho a 27 de setembro, sempre às 19h

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia

(Avenida Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada gratuita (até a capacidade máxima do espaço)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar