Cultura

Exposição gratuita revela imagens pouco conhecidas da Salvador do século passado

Segue em cartaz ao longo do mês, na Alban Galeria (Ondina), a exposição gratuita “Voltaire Fraga – Uma Bahia em Movimento”, apresentando imagens do cotidiano da Salvador do século passado, uma cidade moderna e em evolução, bem como os elementos culturais que formaram a Bahia, as paisagens urbanas e naturais, as festas populares e os seus personagens. Com 30 quadros de tamanhos variados, os temas cidade, trabalho, festa e personagens apresentam o olhar do fotógrafo baiano considerado um dos mais importantes artistas da modernidade fotográfica do Brasil. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h, e sábado entre 10h e 13h.

 

A curadoria é de Marcelo Campos, curador-chefe do Museu de Arte do Rio e doutor em Artes Visuais. Além da exposição, um livro de 240 páginas registra a produção artística de Voltaire Fraga e suas diversas fases de trabalho, mesclando imagens com uma fortuna crítica de textos de pessoas que conviveram com o artista e sua obra, além da produção de um relato biográfico inédito que contextualiza sua vida pessoal e trabalho. A versão física do livro pode ser comprada no www.p55.com.br e a *versão digital* está disponível para download gratuito no www.livrovoltairefraga.com.br.

 

Enquanto fotógrafo a serviço do estado, Voltaire Fraga documentou mudanças no ambiente artístico de Salvador, tornando-se um agente da divulgação de uma estética modernista em escala local. Ele fez contribuições em jornais e revistas de circulação nacional, como “O Cruzeiro”, “Correio da Manhã”, “A Noite” e “Diário de Pernambuco”. Instituições como o Museu de Arte da Bahia (MAB), antigo Museu do Estado da Bahia; o fundo documental do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (Epucs), que se encontra no Arquivo Histórico Municipal de Salvador; o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); e a Biblioteca Noronha Santos, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro, foram algumas das que demandaram seu trabalho.

A exposição e livro são assinados pela P55 Edição, com patrocínio da GPE Global por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

SERVIÇO

Exposição Voltaire Fraga – Uma Bahia em Movimento

Local: Alban Galeria (Rua Senta Púa, Ondina)

Quando: até 13/01; segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h, e sábado entre 10h e 13h.

Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar