Cultura

Exposição destaca vestimentas litúrgicas no Museu da Misericórdia

Mergulhar no universo das celebrações católicas por meio das vestimentas para falar de identidade e memória. Esse é o objetivo da exposição “A emblemática do vestir – a simbologia de alguns paramentos litúrgicos”, que entra em cartaz no Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, a partir desta terça-feira (14). A mostra marca a participação do espaço cultural na 17ª Semana dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus de 13 a 19 de maio.

No período, a mostra pode ser visitada gratuitamente. Após o dia 19, a exposição passa a integrar o circuito permanente do Museu da Misericórdia, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O público vai poder conferir a simbologia da indumentária eclesiástica, como túnicas, alvas, casulas, dalmática, umeral e estolas, peças que permitem entender as diferenças entre os mais tradicionais trajes da Igreja Católica.

Além da exposição, durante a 17º Semana dos Museus, acontece a roda de conversa “Sobre o significado e simbologia dos paramentos litúrgicos” no dia 15 de maio, às 16h, no próprio museu. Na ocasião, a museóloga e mestre em Museologia Renilda Santos do Vale vai abordar os diferentes aspectos simbólicos que envolvem o conjunto de vestes eclesiásticas. A entrada é gratuita.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar