Gastrô

Chef Tereza Paim homenageia o São João com receita de Pamonha

“Olha pro céu, meu amor, Vê como ele está lindo, Olha pra aquele balão multicor, Como no céu vai sumindo”, já cantava o compositor Luis Gonzaga. São João chegando e o mês de junho é puro sabor por conta da época junina. Pensando nisso, a chef Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, homenageia o período com uma saborosa receita de Pamonha. Ideal para ser preparada em casa, para deixar a mesa deliciosa junto às comidinhas juninas, na noite do dia 23 de junho, data em que é comemorada a véspera de São João, na capital e em diversas cidades do interior baiano.

“Minha dica é comer a pamonha cortada em pedacinhos polvilhada com canela em pó, ou com carne-seca desfiada e queijo coalho dentro das pamonhas”, revela Tereza. Abaixo, está a receita da Pamonha, que rende até 12 porções. Essa e outras receitas juninas estão em um dos capítulos do livro Na Mesa da Baiana, de autoria da chef, além de receitas da culinária baiana e regional e doces. Para adquirir o livro basta acessar o endereço da loja virtual www.tabuleirodachef.com.br Agora, confira como fazer e preparar uma autêntica pamonha e aproveite essa delícia do mês de junho.

 

RECEITA DE PAMONHA
Ingredientes:
– 6 espigas de milho verde (com as palhas)
– 80 ml de leite
– 120 ml de leite de coco fresco

– 90 g de açúcar
– 1 g de sal
– 5 lL de extrato de baunilha

– 30 g de bagaço de coco ralado (opcional)

Modo de preparo
1 – Descasque as espigas e reserve as palhas para enrolar as pamonhas.
2 – Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo para extrair os grãos.
3 – Bata os grãos no liquidificador com o leite, o leite de coco, o açúcar, o sal e a baunilha.
4 – Despeje a mistura em uma tigela e mexa bem para encorpar (nessa etapa você pode incluir o bagaço do coco que é opcional).
5 – Coloque a massa dentro das palhas de milho e amarre bem as pontas com barbante de algodão.
6 – Encha uma panela grande com água e leve ao fogo para ferver. Vá colocando as pamonhas uma após a outra de forma que todas fiquem submersas, e cozinhe por 30 minutos. Não mexa para que elas não se desfaçam.
7 – Retire as pamonhas com uma escumadeira e reserve por 40 minutos antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar