Agenda

Café Filosófico recebe historiador João Paulo Pimenta neste domingo (29)

Em sete de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro II proclama a Independência do Brasil. O famoso grito de “Independência ou Morte” ecoa até os nossos dias. Suas principais características e seus resultados mais profundos lançam luz a uma série de realidades do Brasil atual. No Café Filosófico CPFL deste domingo (29), inédito na televisão, o historiador João Paulo Pimenta vai refletir sobre os legados da Independência do Brasil após séculos de colonização portuguesa.

Será que temos a percepção do que somos como brasileiros? Qual é a ideia que temos de nação e do uso de seus símbolos na construção de uma identidade nacional? O mundo de hoje, globalizado, se mostra extremamente plural mas, ao mesmo tempo, repleto de demonstrações de nacionalismo, preconceito e xenofobia. Como entender tamanhas contradições? 

Este tema, “Independência do Brasil e seus legados”, está ligado ao Projeto 3 x 22, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) e pretende discutir capítulos dessa história, mal-conhecidos ou frequentemente mal-interpretados. O Café Filosófico CPFL vai ao ar pela TV Cultura, às 19 horas, com reprise às terças-feiras, 22h45. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar