Cultura

Biodiversidade do Recife de Fora no Concurso Coral Vivo de Foto Sub

Vinte fotógrafos, incluindo os mais importantes nomes da fotografia subaquática nacional, e suas duplas irão em busca dos melhores registros da vida marinha no Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro (BA). Trata-se de uma das áreas de maior biodiversidade do Atlântico Sul, sendo uma das prioridades do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).  Realizado no auge dos efeitos do El Niño, o Concurso Coral Vivo de Foto Sub terá como categoria de fotografia temática o branqueamento de corais, fenômeno mundial que tem ameaçado a existência dos recifes de coral e que está relacionado ao aumento anormal da temperatura dos mares. Irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de março.

“A fotografia documental é uma ferramenta poderosa para a conservação. Por estabelecer uma comunicação imediata com o público, pode sensibilizar e produzir mudança em valores e atitudes”, avalia o coordenador do Concurso Coral Vivo de Foto Sub, o oceanógrafo Áthila Bertoncini, que é bi-campeão nacional de Foto Sub. Ele destaca que os fotógrafos, em busca das imagens que melhor representem o branqueamento de corais, contribuirão com a pesquisa científica atuando também como cientistas cidadãos.

“Inserimos a realização desse concurso no nosso atual patrocínio da Petrobras para o registro artístico dessa importante unidade de conservação, que é o recife modelo em nossa atividade científica, envolvendo 14 universidades e institutos de pesquisa”, completa a coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Ela destaca que as pessoas somente conservam o que conhecem, e uma seleção dessas fotografias irá compor um e-book informativo, que será oferecido gratuitamente no site após a competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar