Gastrô

Bares e restaurantes adaptam suas cozinhas ao serviço de delivery

Em virtude do funcionamento  de bares e restaurantes por delivery, empreendedores tem visto uma oportunidade única para reformas em sedes sem prejudicar o atendimento da clientela.  Apesar do setor de “alimentação fora do lar” (bares, restaurantes, pubstrucks e lanchonetes) ter sofrido impactos diretos com a crise da COVID-19, alguns estabelecimentos continuam suas atividades via delivery ou takeout (retirada no balcão).

Na capital baiana, o crescimento de 20% no número de deliverys, segundo a Associação de Bares e Restaurantes do Brasil (Abrasel), tem mantido o comércio vivo, dando janelas de oportunidades para reformas pequenas e estruturais nas sedes.

De acordo com a arquiteta e sócia da T3 Arquitetura, Fernanda Messias, esse é o momento de quem está no mercado funcionando com delivery e retirada, executar, primeiramente reparos, restaurações e modificações nos espaços que estão precisando, especialmente na área da cozinha: “De rachaduras e infiltrações, ao reajuste no tamanho da cozinha, quem pode nesse momento estar reformando suas sedes físicas deve começar agora mesmo a fazê-la”, aconselha.

A arquiteta indica que após reparar estruturalmente as sedes, o projeto deve focar na possibilidade de micro reformas na cozinha, como aumentar o número de bancadas ou expandir o espaço para outras áreas, reorganizando o fluxo do local. “Isso vai ajudar a aumentar a produtividade, que é extremamente válido dado a atual situação”, explica.

Aos comerciantes mais impactados financeiramente pela crise do novo coronavírus e que estão impossibilitados de funcionar, Fernanda aconselha já ir averiguando as reformas desejadas e os reparos necessários a fazer no estabelecimento, contando sempre com um profissional da área para auxiliar a projetar as reformas: “Um arquiteto qualificado e com experiência em cozinhas industriais pode projetar uma cozinha compacta, funcional e otimizada. Assim que o negócio retornar as atividades, esse estabelecimento terá uma melhora na produtividade e consequentemente mais lucro nos serviços. O melhor de tudo, é que os serviços prestados por arquitetos tendem a ser flexíveis financeiramente, podendo ser de extrema ajuda para o atual momento”, conclui.

Para saber mais a respeito sobre arquitetura de bares e restaurantes, e sobre a T3 Arquitetura, acesse a página do Instagram @t3_arquitetura ou www.t3arquitetura.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar