Com o objetivo de difundir o Movimento Paralímpico em todo o Brasil, acontece neste sábado (20), o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, em Salvador e Itaparica, das 8h às 12h. O evento gratuito é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em Salvador, será realizado na Unijorge, onde funciona o primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia, que em parceria com o CPB, oferece estrutura para treinar jovens talentos paralímpicos.
Durante o Festival, pessoas com deficiência e sem deficiência (até 20% do total), de 7 a 17 anos, vão vivenciar quatro modalidades esportivas paralímpicas: bocha, vôlei sentado, futebol de 5 e goalball. Na programação não haverá competição e as atividades serão apresentadas em formato de circuito de 30 minutos. Na Unijorge, vão participar mais de 100 atletas e alunos inscritos no Centro de Referência Paralímpico da Bahia e também de instituições parceiras.
Segundo o Coordenador Técnico do CPB na Bahia, Virgílio Leiro, a meta para este ano do Festival é atender 16.000 jovens em sedes pelo país e na Bahia serão cerca de 300 participantes por núcleo. “Esta é uma iniciativa para trazer visibilidade para o esporte paralímpico de forma lúdica e divertida e valorizar nossos alunos e atletas”, diz Leiro.
Estudantes do curso de Educação Física da Unijorge, que atuam no Centro de Referência Paralímpico, serão monitores para auxiliar nas atividades do Festival. “Será um momento importante de consolidação de um trabalho criterioso e reconhecido pela sua grandeza por nossa comunidade acadêmica e todos que lutam pela evolução do esporte baiano”, destaca Iuri Nascimento, coordenador do curso de Educação Física da Unijorge.